Haja obra

Obras atrapalham, mas vão deixar o trânsito de Santa Melhor melhor

Gabriela Perufo

"

As principais estradas de Santa Maria viraram um grande canteiro de obras. De leste a oeste, o que se vê são máquinas, operários e técnicos, que têm em sua rotina os trabalhos de duplicação da ERS-509 (Faixa Velha de Camobi) e das BRs 287 e 158. Além disso, as primeiras iniciativas de melhorias da BR-287, na Faixa Nova de Camobi, já saíram do papel e dão seus primeiros passos com a construção do trevo de acesso à Vila Maringá.

Ainda em trâmite, também há previsão de duplicação de 2,5 quilômetros da BR-392, em direção à Estância do Minuano. Os problemas no trânsito pioram com as empreitadas, mas as melhorias que virão depois fazem valer hoje o exercício de paciência para ir e vir.

As obras da Faixa Velha, que ficaram paradas por oito meses e ficariam prontas no final deste ano, foram retomadas, ainda sem uma data para conclusão. Ao mesmo tempo, anda a passos largos a construção da travessia urbana, na 287 e na 158. Mas nem sempre a empreitada teve o ritmo acelerado como característica — foram 14 meses de espera entre a ordem de serviço e o começo da duplicação na prática.

Ninguém questiona as melhorias que as duplicações, assim que concluídas, vão proporcionar à população. É unanimidade entre especialistas, motoristas e até mesmo os moradores dos entornos.

— O trânsito e a mobilidade urbana deveriam ser pensados de forma continuada, com planejamento. Por que estamos no caos atual? Porque as cidades foram crescendo, e a infraestrutura de transportes não evoluiu na mesma proporção. As obras em certamente trarão benefícios para o município e sua população. Cidades sem uma infraestrutura de transportes eficiente têm mais dificuldades em escoar sua produção e em circular mercadorias — avalia Tatiana Cureau Cervo, professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutora em infraestrutura e transportes.

155 mil veículos por dia

Dados levantados durante a execução do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Santa Maria confirmam que o maior volume de tráfego tem origem na região Oeste e, em segundo lugar, na região Leste. O começo da manhã e o final da tarde são os horários de pico. No horário de almoço, também aumenta o movimento, mas ainda é menor.

É que as rodovias que são palco de obras são também os caminhos que ligam as regiões mais populosas e a origem da maior parte do movimento. A BR-287 é a principal ligação entre o Centro e os bairros da região Oeste. Em outro trecho da rodovia, na Faixa Nova, é uma das alternativas entre Camobi e Centro, assim como a ERS-509. Cerca de 68 mil veículos transitam, diariamente, entre o Centro e a região Oeste. Entre região Leste e Centro, são 49, 8 mil veículos por dia. Entre Centro e Serra, que passam pela BR-158, o número chega em até 37,8 mil, diariamente.

Ainda de acordo com os dados do Plano Diretor, os bairros Tancredo Neves e Nova Santa Marta, na região Oeste, e Camobi, na região Leste, são os locais onde há as maiores taxas de crescimento populacional.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia encontra sacola com drogas próximo a presídio em Santa Maria

Próximo

Ciclista atropelado por caminhonete fica ferido em estado grave em Santa Maria

Geral