Obra da Casa da Criança está em torno de 98% concluída; cerca de 170 crianças estão sem ir à escola

Obra da Casa da Criança está em torno de 98% concluída; cerca de 170 crianças estão sem ir à escola

Foto: Ariéli Ziegler/Divulgação PMSM

​Há pelo menos 15 anos, a Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança, localizada no Bairro Noal, na Rua Venâncio Aires, aguardava reformas estruturais. A prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria da Educação, informa que a obra está cerca de 98% concluída. 


Desde junho, a escola funciona parcialmente, na parte onde ficava o Centro Social Urbano, que foi finalizado, e os 180 alunos (a partir de 4 anos) que estavam no Instituto Estadual Olavo Bilac (que também passa por obras), puderam voltar. Mas, 170 estudantes da etapa do berçário e do maternal continuam sem ir à escola.


Segundo a prefeitura, o serviço contempla a reforma e a adequação dos sanitários, instalação de divisórias, pintura externa e interna, substituição de pisos, construção de piso inclinado para o acesso à edificação, substituição do telhado e parte elétrica, além da execução da drenagem pluvial no pátio e de algumas instalações hidrossanitárias. 


A reforma também teve demolição de paredes de alvenaria e de PVC e a construção de paredes de alvenaria e gesso para abrigar novos sanitários e salas de aula. Nos ambientes que sofreram alterações, foi feita a instalação de portas, pontos elétricos e hidráulicos, além da colocação de piso. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Processo das obras

As obras no local começaram em janeiro de 2023. O prazo estabelecido pelo contrato é de 180 dias após a assinatura da ordem de serviço, ou seja, deveriam ter terminado em julho de 2023. No entanto, de acordo com o Executivo, tem mais um aditivo de 60 dias.


A obra passou por licitação vencida pela Versalhes Incorporação e Construção LTDA, de São Leopoldo, e o investimento é de R$ 1.652.813,91, vindos de recursos próprios do município.


Segundo a diretora da escola, Elisa Kummer, estão matriculadas 350 crianças, sendo 180 alunos com a idade obrigatória e 170 estão esperando as aulas retornarem. A prefeitura está em processo para a locação de um outro prédio para conseguir atender as crianças do berçário, enquanto a obra não fica pronta.  


Quando a reforma estiver finalizada, a Casa da Criança vai passar a ter mais seis turmas em 2024 - são 10 atualmente. Com isso, a instituição vai conseguir atender mais 120 crianças, além de os professores das etapas creche e maternal, que estão cedidos para outras instituições, conseguirem retornar para a escola.  


*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Entenda o caso Casa da Criança

Foto: Nathália Schneider (Diário)
  • Problema – A escola tinha problemas no telhado e quando chovia havia goteiras dentro do local. Passou por um curto-circuito por causa dos problemas no telhado. Há 15 anos a escola precisava de reformas
  • Início das obras – A ordem de serviço ocorreu em janeiro de 2023, com previsão para o término depois de 180 dias (julho deste ano). Contudo, tem um aditivo de mais 60 dias
  • Investimento – O valor inicial da obra da Casa da Criança foi de R$ 1,6 milhão
  • Situação da reconstrução da escola – Em agosto de 2023, a reforma ainda está em andamento
  • Estrutura da obra – Adequação dos sanitários, instalação de divisórias, pintura externa e interna, substituição de pisos, construção de piso inclinado para o acesso à edificação e substituição do telhado. A reforma também prevê a demolição de paredes de alvenaria e de PVC e a construção de paredes de alvenaria e gesso para abrigar novos sanitários e salas de aula. Além de reformar a parte do onde funcionava a Unidade de Saúde Centro Social Urbano
  • Situação dos alunos – A instituição de ensino atende em torno de 350 crianças, sendo 180 alunos com a idade obrigatória e 170 estão esperando as aulas retornarem. Há um mês, os alunos a partir de 4 anos, estão com aulas no Centro Social. Um outro prédio está para locação para atender as crianças da etapa da creche e do maternal

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Família e amigos prestam homenagem à jovem morto ao colidir em árvore em rodovia da região Anterior

Família e amigos prestam homenagem à jovem morto ao colidir em árvore em rodovia da região

Santa-mariense com síndrome rara organiza campanha para custear tratamento no Exterior Próximo

Santa-mariense com síndrome rara organiza campanha para custear tratamento no Exterior

Geral