Estamos trilhando os últimos passos na estrada que nos conduziu o ano de 2022, já vislumbramos o horizonte e sinaliza para nós setas que indicam o marco 2023. Nas nossas casas tem enfeites de natal, lojas tem roupas brancas estampadas nas vitrines, nas ruas tem brilho e luzes, todos estes são sinais que apontam para o novo que está para chegar.
A estrada
Caminhamos 2022 na certeza de que o caminho seria como um trilho por onde passaria a nossa vida, não como um ano qualquer, mas o ano de transição. Ao falar de 2022, titubeamos – não temos certeza se é um ano transicional ou pós-pandêmico, certo é que ele nos parece ser uma ponte para levar-nos-á a outra margem. Somos seres humanos confiantes.
E o que ficou na margem de cá…Ainda na condição de caminhantes, olhando para nosso ponto de partida (2022), na bagagem tinha tantos planos, projetos, sonhos e até decisões que eram dadas como definitivas. Passaram-se as horas, os dias e os meses e as absolutizações foram dando lugar as urgências do tempo presente e agora vemos claramente que algumas coisas ficaram para trás.
O que fazer então?
Atravessa a ponte com coragem e firmeza em cada passo dado, não é sobre o que você não fez, é sobre o que você é, opção de vida, escolhas, pessoas que você abraçou, acolheu, amou… Isso significa que você precisa fazer uma revisão sincera de sua vida e ter consciência de que algumas realidades poderiam ser diferentes. A pergunta coerente é:
Você tinha maturidade para fazer diferente?À medida em que você responder com integridade tal pergunta, você saberá quais realidades, situações, relacionamentos, amores, missão e até defeitos. Você deverá se redimir, pedir perdão e perdoar. E isso pode acontecer como um processo libertador, como um momento em que você faz comunhão consigo mesmo e com a realidade que rodeia.
Então dezembro pode…
Então dezembro pode ter 60 dias? Posso fazer muitas coisas que os meses anteriores não me permitiram fazer? Começamos a refletir com os pés no acelerador, rumo a 2023, e os olhos no retrovisor, sem muita capacidade de discernir se freamos, aceleramos ou damos ré… ops, essa opção não tem. O negócio agora é seguir adiante, cientes de que dezembro não pode ter mais que 31 dias envolto no Natal e nas vésperas de Ano Novo.
E o que eu não fiz…
Visite com amorosidade seus planos e projetos traçados em 2022 e reveja se vale a pena coloca-los na bagagem para 2023. Ninguém poderá fazer isso por você. Essa escolha é entre você e Deus, Ele poderá lhe auxiliar na seleção ,e se quiser uma sugestão, faça propósitos. Eles reagem como estímulos no caminho, são como faróis que apontam para o horizonte.
Por fimUsarei de Carlos Drummond de Andrade para lhes dizer que “o último dia do tempo, não é o último dia de tudo. Fica sempre uma franja de vida onde se sentam dois homens. Um homem e seu contrário, uma mulher e seu pé, um corpo e sua memória…” Receba com ternura, esperança e amor a possibilidade de viver com gratidão este presente do Eterno, e agradeça a dádiva de estar vivo (a) e amar… Feliz ano novo, feliz você de novo.