Diário do Haiti

O Haiti é um país transformador

Bernardo Bortoloto

"

Nossa passagem pelo Haiti foi relâmpago. Embora digam que um haitiano nunca esquece um rosto que vê, Porto Príncipe não lembrará de nós da maneira como nós vamos lembrar de Porto Príncipe.

:: Leia todas as notícias da série Diário do Haiti

O Haiti é um país transformador de olhares. Revela alguém escondido dentro de você. Alguém que já tinha esquecido o valor inestimável de um copo de água limpa, de um prato de feijão com arroz na mesa e um teto digno de nos abrigar.

Os haitianos abaixo da linha da pobreza (80% da população) lutam com toda a força todos os dias. Acreditam. Têm fé. Carregam a cruz de suas existências com alegria. Pintam seus prédios com cores coloridas. Cobrem os veículos com penduricalhos. Meninas vestem topes no cabelo quando vão para a escola. Mães carregam os filhos no colo para ensinar a ler. Cantam ao ar livre, o palco de suas vidas.

São exemplo para todos nós e merecem que nossa mão seja estendida a eles. Nosso respeito. Merecem uma, duas, três, quantas chances forem necessárias. Porque nós somos parecidos. O sorriso nasce estampado no rosto haitiano, assim como no brasileiro. São trabalhadores como nós. São meninos jogando bola descalços em chão batido. Eles têm o dom do ritmo e da ginga como nós. Da dificuldade criam oportunidades.

Por isso, os militares brasileiros são tão aceitos em bairros onde americanos e canadenses não conseguiram entrar. Além de carregar armas e munições, levam o coração. Em contrapartida, o sorriso genuíno das crianças e o de gratidão dos adultos.

Esperamos retornar um dia. Quando isso acontecer, temos certeza que veremos a alegria e energia dos haitianos transformadas em dignidade e condições melhores.

Nós voltamos para Santa Maria trazendo o Haiti no voo de nossas vidas. Acreditando nesse povo sofrido e guerreiro. Aprendemos muito nesses poucos dias, mas intensos. Como dizem os militares: não tem como voltar do Haiti sem mudar. Nós mudamos. Para melhor.

Obrigado, Haiti!

A série

O repórter Bernardo Bortolotto da RBS TV e o cinegrafista e fotógrafo, do Diário de Santa Maria, Claudio Vaz estão em Porto Príncipe, no Haiti, para acomp"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Imagens das câmeras de segurança de shopping mostram como crime aconteceu

Próximo

Para os recém-chegados ao Ensino Superior apresentamos: UFSM e Unifra

Geral