Além de atividades para qualificação e valorização dos profissionais da rede municipal de ensino (RME), a 1ª Parada de Formação 2023, nesta terça-feira (28), foi marcada pelo lançamento das coleções dos uniformes para os alunos. Quem foi até o Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pôde conferir os novos trajes, que foram apresentados por estudantes de cinco escolas municipais. As peças de roupa serão produzidas e disponibilizadas de forma gratuita, com design criado em parceria, firmada desde 2018, com o curso de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN).
As coleções foram pensadas para garantir conforto e suprir as necessidades de cada etapa de ensino da RME, sendo separados em três: educação infantil, anos iniciais e anos finais.
Os uniformes foram elaborados a partir das cores do brasão da prefeitura de Santa Maria e pensados na funcionalidade de cada faixa etária. A ideia é que cada coleção tenha oito peças de roupa, incluindo vestimentas para verão e inverno, e que também possam ser utilizadas nas aulas com atividades físicas.
O projeto de lei dos uniformes para alunos da rede municipal de ensino está em tramitação na Câmara de Vereadores. Ainda não há prazo para conclusão de análise ou votação do documento.
Conforme o projeto, a confecção e distribuição dos uniformes será feita por empresa licitada pelo município.