Novo contrato da coleta de lixo prevê a troca dos 630 contêineres e investimento de R$ 10 milhões por ano

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Após mais de um ano de espera, a licitação para coleta de lixo conteinerizada tem uma empresa vencedora. A Cone Sul, que realiza o serviço na cidade desde 2016, foi a única que apresentou proposta e recebeu aprovação da prefeitura. O novo contrato começa em 23 de fevereiro de 2024 e prevê a troca dos 630 contêineres, além da renovação da frota dos caminhões. Por mês, o município vai pagar cerca de R$ 852 mil, e, por ano, mais de R$ 10 milhões para a coleta dos resíduos domiciliares dos contêineres.

– A Cone Sul foi a única que apresentou para a conteinerizada (coleta), já foi aprovada e está indo para a assinatura de contrato. No momento que terminar o emergencial, já começamos com a prestação de serviço do contrato novo. Sendo a mesma empresa, já tivemos negociações diretas com a Cone Sul para adiantar a troca de alguns contêineres – explica Ivan Nazaroff, superintendente de Serviços Públicos de Saneamento.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Desde setembro de 2022, a coleta estava operando por meio de contratos emergenciais. O último, vigente até fevereiro de 2024, tem custo de R$ 620 mil mensais. A licitação estava prevista para ser lançada em junho deste ano, mas foi suspensa. Em setembro, o processo foi relançado e a Cone Sul foi a única empresa com proposta.

A coleta com os contêineres está em funcionamento desde 2008 em Santa Maria e atende, principalmente, o Centro e, em menor escala, alguns bairros próximos, como Nossa Sra. de Lourdes, Rosário, Nossa Sra. das Dores e Menino Jesus.

Por dia, no novo contrato vão continuar sendo feitas duas coletas (diária e noturna) por dois caminhões, com sistema de recolhimento lateral. A limpeza, interna e externa com caminhão, também deve permanecer ocorrendo semanalmente, com auxílio de uma equipe de apoio com motocicletas.

Atualmente, por mês, em média, são recolhidas cerca de 1,5 mil toneladas de resíduos. Neste ano, até o início de dezembro, mais de 17 mil toneladas de lixo dos contêineres foram encaminhadas ao aterro sanitário.

  • Denúncia de irregularidades ou solicitação de limpeza/manutenção dos contêineres podem ser feitas pelo WhatsApp do S.O.S. Contêiner– (55) 99112-2826

Coleta convencional

Já a licitação para coleta convencional, ou seja, aquela que ocorre porta a porta na maioria dos bairros da cidade, não teve finalização. Duas empresas apresentaram propostas: Ansus e Sustentare. O processo está na fase de recursos e a prefeitura ainda deve decidir a vencedora que será responsável pela coleta de 4650 toneladas de resíduos por mês.

Coleta porta a portaFoto: Nathália Schneider (Diário)

– Para a convencional, duas empresas estão sendo avaliadas. Saiu um parecer da prefeitura devido aos projetos apresentados, ambas as empresas entraram com recursos. Estamos na fase de contra-recursos. Vai sair o parecer da prefeitura. (A partir disso), as empresas decidem se vão aceitar ou vão entrar judicialmente – relata Nazaroff.

Assim como a conteinerizada, esse recolhimento também está funcionando em contrato emergencial desde setembro de 2022. O serviço é realizado pela Sustentare e, atualmente, tem custo de R$ 988 mil.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para o Vestibular e PSS da UFSM terminam nesta terça e outras cinco notícias Anterior

Inscrições para o Vestibular e PSS da UFSM terminam nesta terça e outras cinco notícias

Após mais de 20 dias de atrações, programação do Viva o Natal termina com desfile no Bairro Tancredo Neves Próximo

Após mais de 20 dias de atrações, programação do Viva o Natal termina com desfile no Bairro Tancredo Neves

Geral