A Secretaria da Saúde (SES) publicou, nesta terça-feira (26), o primeiro Boletim Epidemiológico da Saúde do Homem, reunindo dados coletados nos sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS). O relatório destaca o aumento de vasectomias no Rio Grande do Sul que, em comparação com os números consolidados de 2022 e 2023, houve um crescimento de quase 45% do procedimento no Estado.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O material se insere no contexto do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre cuidados abrangentes com a saúde da população masculina.
Segundo o boletim, a vasectomia, embora seja um dos métodos contraceptivos mais eficazes e amplamente utilizado em países desenvolvidos, apresenta baixa prevalência em países em desenvolvimento, como o Brasil.
– Isso se deve, em parte, ao fato de que o Programa de Planejamento Sexual, desde sua implementação, foi focado nas mulheres. Historicamente, a responsabilidade pelo controle reprodutivo e pelos métodos contraceptivos ofertados no SUS foi atribuída às mulheres, mesmo que o programa se destinasse a ambos sexos – explica o documento da SES.
Outros dados
O material também detalha, além de dados sobre saúde sexual e reprodutiva dos homens, informações e estatísticas sobre acesso e acolhimento dos homens na Atenção Primária à Saúde (APS); imunização; paternidade e cuidado; doenças prevalentes; e prevenção de violência e acidentes.
A análise dos dados evidencia desafios relevantes, como a baixa adesão masculina a cuidados preventivos e a alta prevalência de condições crônicas evitáveis, o que reforça a necessidade de iniciativas que estimulem o autocuidado masculino e a maior busca por serviços de saúde.
*Com informações do Governo do Rio Grande do Sul.
Saiba mais: