A quadra da Escola de Samba Associação Artístico e Cultural Vila Brasil, no bairro Nossa Senhora do Rosário, se cobriu de vermelho e branco na noite de sábado, 21, para coroar as novas soberanas da agremiação carnavalesca mais antiga de Santa Maria. Com início às 20h, os foliões puderam conhecer as rainhas, musas, garotas e madrinha que irão comandar as festividades da Vila Brasil no Carnaval de 2023.
Conforme o presidente da agremiação fundada em 1959, Sérgio Silva, o evento superou as expectativas, pois na quinta-feira os convites para a “Noite da Realeza” já estavam esgotados:– Coroamos e apresentamos, com muito samba raiz, as nossas rainhas e musa às entidades sociais e carnavalescas que se fizeram presentes. Seguiremos com mais eventos, pois a intenção é fazermos com que a escola se mantenha ativa durante o ano todo.
A atual Rainha Adulta da Vila Brasil ( à direita), Laís Romero, passou a coroa para Lívia Romero.
Além da posse das rainhas, personalidades do carnaval santa-mariense também foram homenageadas na festiva noite, que contou com animação da banda Digão & Convidados. A Vila Brasil também promoveu um momento de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, tendo em vista que, na virada do ano, a Madrinha da Bateria da escola passou por um transplante de rim.
Sérgio Silva conta que a Vila Brasil também seguirá desenvolvendo projetos sociais com a comunidade em 2023 e que a escola está pronta para participar de eventos da Cidade Cultura, como o carnaval de rua.– Já demos o pontapé com a “Noite da Realeza”. Por sermos filiados à Associação Aliança Pelo Samba (AAPS), esperamos a iniciativa da entidade em termos de carnaval de rua ou outros eventos, com os quais estaremos sempre prontos para colaborar. Quero agradecer às entidades sociais, aos promotores de eventos, e ao público que compareceu e prestigiou o nosso evento – finaliza o presidente.
Da esq. p/ dir. Salinei Vasconcellos, vice-presidente da Vila Brasil; Cassiana Marques, diretora de planejamento e projetos da escola e o presidente Sérgio Silva.
REINADO SONHADO
A nova Rainha Adulta da Vila Brasil, Lívia Romero, conta que já sambava na vermelho e branco na barriga da mãe. Quando foi crescendo, dançava no carrinho de bebê, e assim foi seguindo e ganhando títulos: boneca da escola, rainha mirim, infantil, juvenil, rainha da bateria, até, finalmente, chegar ao almejado posto de Rainha Adulta este ano. Para ela, a agremiação é mais que uma escola de samba:– O samba está no meu sangue, vem de família. Somos a luta pela cultura do Carnaval de Santa Maria se manter viva. Minhas expectativas para o carnaval de 2023 é que mais pessoas percebam que vai além da folia, que é cultura, é um meio de integração e de oportunidades. Que possamos novamente ter o nosso carnaval de rua de volta para mostrar a nossa importância. É um imenso orgulho crescer, ser e representar a minha vermelho e branco – finaliza Lívia Romero.
Homenageados
Iara Druzian – promotora do concurso Rainha do Carnaval de Santa Maria
Janaína Vasconcellos – Rainha da Escola de Samba Vila Brasil e Rainha do Carnaval do RS
Vilceu Godoy – Comunicador
Ruby Saratt – Estilista
Saigon Quevedo – promotor do concurso Rainha do Carnaval do Rio Grande do Sul
Giovani Becker – preparador de rainhas
Clube Recreativo Dores
Avenida Tênis Clube
Clube de Atiradores Esportivo
Soberanas Vila Brasil 2023
Rainha adulta: Lívia Romero
Rainha infantil: Martina Mello
Rainha mirim: Tainá da Silva Zanon
Rainha trans: Íris Beatriz Almeida
Madrinha da bateria: Patrícia Py Dutra
Musa adulta: Jordhany Marques Escobar
Musa infantil: Ana Carolina da Luz Sartorio Estoducto
Musa mirim: Rafaela Pazzinato
Garota vermelho e branco adulta: Gabriella Bassoaldo Moura
Garota vermelho e branco infantil: Cecília Nascimento da Silveira
Leia todas as notícias