No Dia de Finados, centenas de pessoas visitam cemitérios de Santa Maria

Leandra Cruber

No Dia de Finados, centenas de pessoas visitam cemitérios de Santa Maria

NathSchneider

Foto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália Schneider

Nesta quarta, centenas de pessoas visitaram cemitérios de Santa Maria para homenagear familiares, amigos e conhecidos que já faleceram, assim como amenizar a saudade. Sem a necessidade de apresentar documento oficial com foto na entrada, que é obrigatoriedade em dias comuns, o trânsito de pessoas no Cemitério Ecumênico Municipal fluiu com tranquilidade. 

Além da estrutura de serviços garantida pela prefeitura, como água para a limpeza de jazigos e banheiros químicos, os visitantes se surpreenderam com a limpeza do local. Às 9h30, uma missa foi realizada dentro do cemitério para reunir os visitantes interessados em participar. Aos 16 anos, o acólito Leonardo Bellinaso esteve, pela primeira vez, em uma celebração de Dia de Finados.

– É um momento para acolher quem já perdeu uma pessoa querida e, ao mesmo tempo, rezar por essas pessoas – disse. 

A dona de casa Eliana Costa Jaques, 65 anos, costuma ir ao cemitério em feriados especiais para deixar flores aos familiares. Devota de Mariazinha Penna, ela também acendeu velas na capela que homenageia a santa-mariense que morreu aos 20 anos. 

– Tenho muita fé porque a Mariazinha já fez muitos milagres na minha vida, na vida dos meus filhos e meus netos. Então, sempre que posso, venho agradecer. E hoje é um dia especial, principalmente para demonstrar nosso amor eterno por pessoas que fizeram parte da nossa vida. Também fiquei feliz de ver que o cemitério está bem cuidado – conta. 

Além disso, 29 comerciantes e produtores da região participaram da Feira de Flores que ocorreu em frente aos cemitérios Ecumênico Municipal, Santa Rita, São José e Jardim da Saudade, na Caturrita. 

A comerciante Silvana Rosa do Nascimento, 32, levou crisântemos, rosas e arranjos de flores variadas para vender no cemitério da Caturrita. Para ela, durante a manhã o movimento foi mais intenso:

– O cemitério aqui é pequeno, né. É até um pouco mais esquecido. Mas hoje está bem bonitinho. As pessoas costumam vir cedo de manhã, então o movimento foi mais intenso. A expectativa é que agora de tarde fique ainda melhor porque sempre é bom deixar uma flor para nossos entes queridos. 

Após o feriado, a visitação ao Cemitério Municipal volta a ocorrer das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, mediante apresentação de documento oficial com foto como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou  identidade. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diário Explica: como funciona a transição de governo Anterior

Diário Explica: como funciona a transição de governo

Anvisa aprova nova composição de vacinas contra a Influenza para 2023 Próximo

Anvisa aprova nova composição de vacinas contra a Influenza para 2023

Geral