Anvisa aprova nova composição de vacinas contra a Influenza para 2023

Arianne Lima

Anvisa aprova nova composição de vacinas contra a Influenza para 2023
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a composição das vacinas contra a Influenza (gripe) a serem utilizadas em 2023 no país. A deliberação foi divulgada no final de outubro. A alteração é fundamental para garantir a eficiência da vacina, já que os vírus se adaptam e sofrem mutações.

A aprovação ocorre em conformidade com as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que analisa todos os subtipos do vírus de gripe que circulam com maior intensidade em cada ano.

Composição

Em 2022, a vacina disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Ministério da Saúde, foi a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan. A vacina contém uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B linhagem Victoria.

Para o próximo ano, as vacinas produzidas a partir de ovos de galinha, devem utilizar as seguintes cepas: Influenza A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09; ou Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2); ou Influenza B/Áustria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria). 

Já nas vacinas não baseadas em ovos, a cepa do vírus A (H3N2) deve ser um vírus similar ao vírus Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2, juntamente com as demais cepas A (H1N1) e B. 

As vacinas quadrivalentes, contendo dois tipos de cepas do vírus Influenza B, deverão conter um vírus similar ao vírus Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata), adicionalmente aos três tipos de cepas obrigatórias para as vacinas trivalentes. 

Imunização

Em 2022, a campanha de vacinação contra a Influenza iniciou nacionalmente no dia 4 de abril para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. No dia 25 daquele mês, um dos grupos da segunda etapa foi antecipado: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). A medida foi tomada devido ao crescimento no número de atendimentos de urgência pediátrica.

Os demais grupos considerados prioritários começaram a ser imunizados no dia 2 de maio. Para aumentar a cobertura vacinal contra a doença, o prazo inicial da campanha, que era 3 de junho, foi prorrogado até o dia 24. Antes desta data, em Santa Maria, a população em geral pode receber o imunizante nos postos de saúde.

Anualmente, a vacina é disponibilizada, gratuitamente, em todos as unidades de saúde do município. Os horários e dias de aplicação variam conforme a organização de cada equipe.

Arianne Lima – arianne.lima@diariosm.com.br

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

No Dia de Finados, centenas de pessoas visitam cemitérios de Santa Maria Anterior

No Dia de Finados, centenas de pessoas visitam cemitérios de Santa Maria

Após acidente, veículo derruba poste e deixa pelo menos 70 casas sem energia na Rua Sete de Setembro Próximo

Após acidente, veículo derruba poste e deixa pelo menos 70 casas sem energia na Rua Sete de Setembro

Geral