No Dia Internacional da Mulher, vice-governador fala das políticas do Estado para o segmento

Letícia Almansa Klusener

No Dia Internacional da Mulher, vice-governador fala das políticas do Estado para o segmento
No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8), muito se fala sobre os avanços das políticas conquistadas por mulheres. Contudo, especialmente neste dia, é preciso debater ainda o que é necessário avançar. Em entrevista à Rádio CDN 93,5 FM, no programa F5, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB), elencou os projetos pensados e a serem colocados em prática pelo Piratini.

O vice explica que há prioridades no governo. Entre uma delas está a redução dos índices de feminicídio. Indicadores divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) assustam. Só em janeiro de 2023 são 3.072 casos de ameaça, 1.089 de lesão corporal, 191 estupros, nove feminicídios consumados e 24 tentativas:

_ Nós estamos com números altos, portanto são números que nós temos que combater. Nós queremos diminuir mais porque é um crime de difícil prevenção na medida em que, muitas vezes, acontece dentro da casa das pessoas e com dados subnotificados. Nosso desejo é terminar o governo com dados que sejam referências positivas no país.

No antigo governo, houve a criação das Salas das Margaridas. As Salas é uma das principais políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A ideia é que seja um espaço reservado e privativo, onde são registradas ocorrências policiais, oitivas das vítimas, bem como o pedido de medidas protetivas e demais ações que fazem parte da Lei Maria da Penha.

Outro programa que contempla a questão da segurança do Estado é o RS Seguro. O projeto monitora os 23 municípios, entre eles Santa Maria. Dentro dele, há o subprograma chamado “Em Frente, Mulher”, que é um comitê formado pelo Ministério Público junto das forças de segurança, como Polícia Civil e Militar. Segundo Gabriel, um recurso de R$ 65 mil para cada um desses municípios. Santa Maria será contemplado com o valor.

Neste dia, o governador e vice se encontram com mulheres membros do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher para planejamento e posse.

Quanto ao mercado de trabalho

Além da violência física, a econômica também é recorrente. Para isso, há políticas de qualificação profissionais e também atenção ao déficit de vagas em creches:

_ Nós precisamos ter maior condições de acolher crianças em idade de educação infantil. Isso é uma tarefa dos Municípios, mas nós queremos fazer um diálogo com os prefeitos nesse sentido.

O vice-governador adiantou a previsão para abertura de edital no próximo mês de concurso público do magistério com 1500 vagas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem é presa em flagrante com drogas escondidas no assoalho de casa em Santiago Anterior

Jovem é presa em flagrante com drogas escondidas no assoalho de casa em Santiago

Pesquisa analisa identificação de aditivos nos rótulos de alimentos Próximo

Pesquisa analisa identificação de aditivos nos rótulos de alimentos

Geral