No Dia do Futebol, conheça as principais escolas e escolinhas que preparam jovens atletas para o sonho de ser jogador profissional

Gilson Alves

No Dia do Futebol, conheça as principais escolas e escolinhas que preparam jovens atletas para o sonho de ser jogador profissional
Crianças e adolescentes seguem os passos de seus ídolos do futebol e participam de escolinhas como as do Grêmio. Foto: Eduardo Ramos (Diário)

O Dia Nacional do Futebol é comemorado no dia 19 de julho no Brasil. A data casa com a fundação do time mais antigo do país, o Sport Club Rio Grande, de Rio Grande, que iniciou as atividades em 1900. Tido como o esporte mais popular do mundo, no Brasil, é, sem dúvidas, o mais praticado. Ainda mais se levarmos em conta “suas ramificações” como o futebol sete e o futsal. O futebol move multidões e, principalmente, em épocas ou confrontos especiais, como Copa do Mundo, decisões de títulos e clássicos reúnem pessoas para torcer, acompanhar e trabalhar em torno dele.

Para retratar a importância do futebol em âmbito local, a equipe do Diário conversou com cinco das principais escolas e escolinhas da modalidade na cidade: Sociedade Esportiva Novo Horizonte, Marítimo Santa Maria, Escolinha do Grêmio em Santa Maria, Escolinha da Chapecoense e Escola Piá. Somando os atletas inscritos nessas agremiações, são mais de mil crianças e adolescentes, sem contar os pais e familiares, que participam do dia a dia de treinos, atividades e competições.

Para o campeão do mundo pelo Grêmio, Robson Centurião, técnico e coordenador da Escolinha do Grêmio em Santa Maria, em geral, quando uma criança começa a trajetória em uma agremiação de futebol carrega consigo um sonho.

– Toda a criança que chega em uma escolinha tem o sonho de ser jogador de futebol. Pela experiência que tenho, a cada milhares que pensam nisso, só uma, ou duas, vai alcançar um nível profissional. Nosso objetivo é desenvolver a parte física e atlética de nossos alunos. E também mostrar muita coisa que a vida vai ensinar, mas é nosso papel ajudar a formar o cidadão – comenta Centurião.

Escola Piá é uma das agremiações que atende crianças que carregam o sonho de jogar futebol profissionalmente. Foto: Nathália Schneider (Diário)

Na Escola Piá, comandada pelo professor Henrique Antonello, ex-atleta da dupla Rio-Nal, o trabalho realizado é semelhante.

– Sempre recebemos as crianças dizendo que o futebol é um momento de alegria. Conversamos, inicialmente, com os pais, e por termos uma vivência na área, procuramos desenvolver benefícios não só de competição, mas também em busca de saúde, perder peso e manter a criança mais saudável – afirma Antonello.

Leia também

Inter-SM confirma primeiros dois reforços para a disputa da Copa FGFFGF deve oficializar desistências e modificações para a Copinha

Anna Julia Gaspar Doleski tem 12 anos, joga no Novo Horizonte, e foi aprovada em avaliação da Escolinha do Grêmio em Santa Maria para integrar time sub-15 do Tricolor, em Porto Alegre. Foto: Renan Mattos (Arquivo/Diário)

Novo Horizonte forma atletas há mais de duas décadas em Santa Maria

Fundada em 2 de janeiro de 1996, a Sociedade Esportiva Novo Horizonte é um dos mais tradicionais centros de formação de atletas e profissionais, não só de Santa Maria, mas do Estado. Do Novo Horizonte, saíram nomes como Lucas Roggia, ex-Inter e Milan, Fernando, atual lateral da Chapecoense, e Lucas Flores, goleiro, que no mês passado se transferiu para o Rio Ave, de Portugal, após passagem no sub-20 e time de cima do Inter. Além disso, diversos profissionais da educação física e fisioterapia trabalharam na equipe e, atualmente, estão espalhados pelo futebol do país e até fora dele.

Há, e não são poucos, os casos de atletas que se dividem na trajetória, pois defenderam mais de um time no Coração do Rio Grande. É o caso da garota Anna Julia Gaspar Doleski. Ela passou a maior parte do tempo no futebol no Novo Horizonte e foi selecionada em uma avaliação na Escolinha do Grêmio daqui, que a propiciou ser aprovada na categoria sub-15 do Grêmio, de Porto Alegre.

O Marítimo Santa Maria, que chegou na cidade em 2016, já revelou, também, nomes para o futebol gaúcho. Para citar dois casos recentes, lembramos o zagueiro Rhuan e o volante Dionathan Alemão, que defendem o PRS, de Porto Alegre, na atual Terceirona Gaúcha.

Na Escolinha da Chapecoense, comandada em Santa Maria pelo ex-jogador da dupla Rio-Nal e do Grêmio, Tiago Duarte, fundada em 2017, pelo menos dois nomes surgidos em Santa Maria, integram os times de base da equipe catarinense.

Leia mais notícias de Esportes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Expectativas, dor revivida e solidariedade: o último dia de júri na tenda da vigília Anterior

Expectativas, dor revivida e solidariedade: o último dia de júri na tenda da vigília

Regras eleitorais, fake news e urnas pautam encontro do TRE-RS com a Agert Próximo

Regras eleitorais, fake news e urnas pautam encontro do TRE-RS com a Agert

Geral