Foto: Vinicius Becker
A Ulbra Santa Maria inaugurou, na manhã desta sexta-feira (19), o Banco Vermelho, símbolo internacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. O ato ocorreu às 11h, no Campus II da instituição, na Rua Duque de Caxias, 2319, no subsolo 3, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Rodrigo Decimo, além de representantes da comunidade acadêmica.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A iniciativa integra um conjunto de ações promovidas pela universidade com foco no estímulo ao diálogo, à reflexão e à construção de uma cultura baseada no respeito e na valorização da vida. Com a instalação do Banco Vermelho, a Ulbra se tornou a primeira Universidade particular de Santa Maria a adotar o símbolo. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é outra instituição do município que já conta com o equipamento.
Reconhecido internacionalmente, o Banco Vermelho funciona como um marco permanente de alerta para a violência de gênero, convidando a comunidade a refletir sobre a prevenção e o enfrentamento desse tipo de crime. A proposta é manter o tema em evidência no cotidiano dos espaços públicos, estimulando a conscientização e o engajamento coletivo.
- Caminhão é destruído por incêndio na BR-392, em Caçapava do Sul
- Após fiscalização e prisões, bairro de Santa Maria passa por ação de revitalização urbana
A atividade foi aberta à comunidade e integra o calendário de ações voltadas à promoção dos direitos humanos, da cidadania e do compromisso social da instituição.