Moraes nega recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Moraes nega recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ton Molina/ STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira (19) o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro contra a condenação a 27 anos e três meses de prisão na ação penal que apurou a chamada trama golpista.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

No mês passado, os advogados ingressaram com embargos infringentes com o objetivo de reverter a decisão que já havia rejeitado embargos de declaração e determinado o início da execução da pena de Bolsonaro e de outros seis réus do chamado Núcleo 1 do processo.

Na decisão, Moraes classificou o recurso como protelatório e reafirmou que o ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes. 

– Desde a definição pelo plenário do STF, esse entendimento vem sendo aplicado em todas as ações penais, inclusive nas relacionadas aos crimes de atentado às instituições democráticas e à tentativa de golpe de Estado, que culminaram nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 – afirmou o ministro.

Para que o caso fosse reavaliado, a defesa precisava obter ao menos dois votos pela absolvição no julgamento realizado em 11 de setembro. No entanto, o placar foi de quatro votos pela condenação e um pela absolvição, o que inviabilizou a reanálise do mérito.

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre pena definitiva em razão da condenação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Agência Brasil

PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia Anterior

PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia

Próximo

"O recesso não é para isso", afirma vereador Sérgio Cechin sobre debate da Reforma da Previdência

Política