Brrrrrrrrrr!

Neve ou chuva congelada? Fenômeno em Santiago divide especialistas 

Apesar do dia ensolarado, um fato não muito comum chamou a atenção dos moradores de Santiago: pequenos flocos de gelo caíram na tarde desta segunda-feira. Muitos se perguntaram se era, de fato, neve que chegava ao município. Um vídeo, registrado por um morador da cidade, foi compartilhado na página da Prefeitura. 

O fenômeno deixou até os especialistas divididos: o meteorologista Eduardo Gonçalves, da Somar Meteorologia, explica que o que aconteceu em Santiago não é neve, e sim chuva congelada. De acordo com o especialista a diferença entre os dois fenômenos, de forma simplificada, é que a chuva congelada, quando se inicia, é água que congela enquanto cai, antes de chegar ao solo. A neve é, desde o começo, um cristal. 

Foto: Prefeitura de Santiago / Reprodução

Já para o meteorologista Gustavo Verardo, formado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi neve sim. Ambos meteorologistas assistiram ao vídeo. 

Santa Maria pode registrar temperatura mais baixa em 8 anos, afirma meteorologista

Santiago teve temperatura mínima de 3ºC nesta segunda-feira, e a máxima não passou dos 8ºC. A sensação térmica chegou aos -2ºC. 

NEVE NO ESTADO 

Em pelo menos cinco municípios gaúchos houve neve neste segunda-feira: Gramado, Canela, Caxias do Sul, Pinheiro Machado e Palmeira das Missões. Em outros oito municípios houve chuva congelada -  fenômeno que, normalmente, antecede a ocorrência de neve. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Lixeiras da UFSM recebem novas identificações para melhorar coleta

Próximo

33 opções de passeios, brincadeiras e programação na TV para curtir as férias com a criançada

Geral