Neste sábado, o Santa Maria Tecnoparque recebe a Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), competição de satélites realizada em parceria com o projeto Bate-papo Astronômico. A partir das 14h, o evento que trabalha com temas como astronomia, astronáutica e meteorologia, será aberto ao público interessado em acompanhar o lançamento dos satélites.
De acordo com Fabrício Colvero, coordenador do Bate-papo Astronômico, os protótipos serão lançados em balões estratosféricos, ferramenta comumente utilizada em experimentos meteorológicos.
– Apesar do nome, os balões são bem simples. São de látex e enchidos com gás hélio. Assim, são capazes de atingir grandes altitudes – explica Colvero.
Leia também:
Do mato ao prato, moradoras da Quarta Colônia produzem doces com frutas nativas da Mata AtlânticaProblemas antigos na estrada do Distrito de Pains seguem sem respostas e comunidade reivindica soluçãoTronco fossilizado com mais de 200 milhões de anos é encontrado durante obra em Vale Vêneto
A primeira edição da Olimpíada Brasileira de Satélites tem como objetivo promover a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos estudantes brasileiros. A ideia é despertar o interesse por carreiras na área de ciência e tecnologia, de forma atrativa. Para Colvero, o evento pode, ainda, incentivar jovens santa-marienses que se interessam por ciência e tecnologia, mas não têm acesso a mais informações:
– O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros que menos participa de olimpíadas científicas. E com o Bate-papo Astronômico nós conseguimos perceber que não é falta de interesse e sim de incentivo. Por isso é bacana termos uma competição como a OBSAT e que vai estar aberta para o público prestigiar, perguntar, torcer e se divertir.
Na competição, os protótipos de satélites a serem lançados foram idealizados por equipes da Região Sul do Brasil formadas por estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, e superior. Cada grupo compete em seu respectivo nível de ensino.
Nas fases anteriores do evento, as equipes trabalharam em como propor aplicações e soluções de problemas usando satélites. As melhores equipes serão selecionadas para levarem seus protótipos em um evento nacional de adequação de projeto para lançamento por foguete suborbital.
Além dos lançamentos dos protótipos, a OBSAT terá uma palestra com Daniel Lavouras, diretor do Departamento de Promoção e Difusão Ciência, Tecnologia e Informação do MCTI, sobre curiosidades da astronomia.
Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT)
Quando – Neste sábado, a partir das 14h para o público em geralOnde – Santa Maria Tecnoparque (Avenida Pedro Cezar Saccol, 555, no Distrito Tecnológico Industrial)Quanto – De graça
Leia todas as notícias