Movimento vai levar 100 pessoas para prestigiar a estreia do filme Medida Provisória

Diário

Movimento vai levar 100 pessoas para prestigiar a estreia do filme Medida Provisória

Foto: Vicent Solar/Reprodução 

O filme Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos e que tem o ator santa-mariense Flávio Bauraqui no elenco, teve a estreia nacional em 14 de abril. No entanto, em Santa Maria, o filme chega nas salas de cinema do Cinépolis, do Shopping Praça Nova, nesta quinta, duas semanas após a estreia. O atraso repercutiu na cidade, principalmente entre integrantes do Movimento Negro Unificado (MNU) que, nas redes sociais, manifestaram o interesse em prestigar a obra de Lázaro Ramos nos cinemas. Depois da notícia de que o longa seria exibido na cidade, o MNU criou a mobilização +100 que tem como objetivo reunir pessoas de diferentes movimentos sociais da cidade para assistir ao filme.

Brique da Vila Belga é neste domingo

O +100 surgiu a partir de conversas de lideranças do MNU, como Maria Rita Py Dutra, Ângela Souza e Isadora Bispo que decidiram reunir o máximo de verba possível para custear os ingressos. Para a produtora cultural e coordenadora jurídica do MNU Santa Maria, Isadora Bispo, levar 100 pessoas à estreia do longa-metragem é uma conquista.

– Esse filme significa muito para as pessoas negras e para a cultura brasileira. Então, decidimos levar o máximo de pessoas que pudéssemos para a estreia. É uma tentativa também de facilitar esse acesso ao cinema já que muitas pessoas nunca tiveram essa oportunidade – explica.

Distrito Criativo é lançado oficialmente e parceiros são apresentados durante evento no Theatro Treze de Maio

A mobilização conta com a participação de movimentos como Ará Dudu, CORAP, Vila Brasil, Vila Resistência, Associação de Capoeira de Rua Berimbau, Coletivo Marias Bonitas, além de representantes de comunidades de Santa Maria. A ideia é incentivar o acesso da população negra e periférica a espaços que, no dia a dia, não fazem parte da realidade. De acordo com Isadora, o movimento desta quinta é especial, mas, a longo prazo, o objetivo é que se torne comum se reunir para prestigiar estreia nos cinemas da cidade:

– Estamos felizes, claro, mas a mobilização também serve para refletirmos se não deveria ser algo normal termos 100 pessoas negras ou em situação de vulnerabilidade podendo frequentar uma sala de cinema.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Para reduzir fila de espera de provas práticas, CFCs começam a atender em horário estendido Anterior

Para reduzir fila de espera de provas práticas, CFCs começam a atender em horário estendido

Os Fagundes apresentam show inédito com a Orquestra Jovem Recanto Maestro, no Palco Bell’Anima Próximo

Os Fagundes apresentam show inédito com a Orquestra Jovem Recanto Maestro, no Palco Bell’Anima

Geral