luto

Morre aos 84 anos o médico pediatra Salvador Isaia Júnior

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: arquivo pessoal
Salvador e a esposa Rachel

Morreu, na manhã da última sexta-feira, aos 84 anos, o médico pediatra Salvador Isaia Júnior. Conhecido em Santa Maria pela atuação na medicina e como professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Salvador também teve a vida marcada pelo trabalho voluntário. Ele deixa a esposa Rachel Isaia, os filhos Alexandre, Patrícia e Luciana, e os netos Lucas, Daniel e Felipe.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Salvador Isaia Júnior nasceu em Santa Maria, filho de Salvador Isaia e Edith Cecchella Isaia. Cresceu no Coração do Rio Grande junto de outros seis irmãos. Salvador formou-se em Medicina em 1960, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o curso, fez residência no Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde se apaixonou pela área da pediatria.

Também adquiriu a formação de sanitarista, e lecionou na UFSM. Na vida profissional, também manteve um consultório particular na Galeria do Comércio e foi médico do Estado. Salvador atendeu como médico voluntário em diversas instituições da cidade, como o Lar de Mirian, o Colégio Divina Providência, Creche Padre Orlando e Posto de Saúde Joy Betts. Também foi curador do Banco da Esperança.

- Meu pai sempre foi uma pessoa discreta. Fez o bem de maneira anônima. Muitas vezes, vínhamos saber através de antigos pacientes dele, que atendeu sem cobrar, na época em que o médico ainda ia até a casa do paciente. Ele deixou o exemplo, o caráter. O modelo de vida dele, muito mais do que qualquer discurso, foi sempre o que ele deixou: a retidão, nunca deixou de ajudar alguém - conta o filho Alexandre Isaia.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: arquivo pessoal
Salvador com os filhos Alexandre, Luciana e Patrícia

Católico, Salvador gostava de música clássica, jardinagem e leitura, especialmente sobre história, botânica e ficção. Também tocou violino por muitos anos. Em 2017, Salvador Isaia Júnior foi entrevistado pelo Diário para o quadro Com a Palavra. Na entrevista, detalhou aspectos da vida e do trabalho voluntário que exerceu. Em uma de suas falas, fez um pedido à população: "Gostaria que a comunidade olhasse para os nossos projetos sociais. Se cada um fizer a sua parte, teremos uma sociedade melhor. Crianças e idosos em vulnerabilidade social precisam de atenção. Ser médico voluntário me trouxe inúmeras alegrias, entre elas, o amor e o carinho das crianças."

Salvador Isaia Júnior lutava contra um câncer e faleceu em decorrência de uma pneumonia bacteriana. O corpo foi velado na última sexta-feira e levado à cremação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eventos de maior porte poderão ser retomados no Rio Grande do Sul. Veja regras Anterior

Eventos de maior porte poderão ser retomados no Rio Grande do Sul. Veja regras

41 localidades ficam sem água entre sábado e domingo Próximo

41 localidades ficam sem água entre sábado e domingo

Geral