santa maria

Moradores reclamam de proliferação de bichos em sanga a céu aberto no Centro

Eduardo Tesch

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
O síndico Paulo Roberto Bastos mostra a situação da sanga que cruza a céu aberto ao lado do prédio onde mora, no Centro

Chuvas e temperaturas elevadas. Essa é a combinação perfeita para que mosquitos, baratas e ratos se proliferem e acabem incomodando muita gente. Imagine tudo isso atrelado a uma sanga, que cruza a céu aberto no centro de Santa Maria. Essa é a realidade que enfrentam os moradores dos 46 apartamentos do Edifício Bulgária, localizado na Rua Visconde de Pelotas, entre as ruas Tuiuti e Olavo Bilac.

O prédio foi construído ao lado de uma das muitas sangas que cortam a zona urbana de Santa Maria. O problema é que, ao lado do estacionamento, a água corre a céu aberto, gerando mau cheiro e até inundando parcialmente o pátio do prédio em dias de chuva forte.

- É complicada essa situação. Junta barata, rato, além desse cheiro ruim aqui no prédio. Nunca fizeram nada para arrumar isso - reclama o síndico, Paulo Roberto Bastos, ao afirmar que procurou a prefeitura para resolver o problema, mas que até agora nada foi feito.

Santa Maria arrecada mais de 11 toneladas de alimentos para vítimas de enchentes

Além dos bichos e do mau cheiro, a sanga - que cruza a cerca de um metro do muro - se torna um problema ainda maior em dias de chuva. Com maior volume de água, as margens acabam cedendo e, muitas vezes, o esgoto acaba invadindo o pátio.

- Já entrou esgoto aqui dentro e nada foi feito. Esse é um problema histórico de Santa Maria. Nasci na Vila Belga, morei na Floriano Peixoto e agora aqui. Em todo esse tempo, faz mais de 20 anos que eu não vejo obras de saneamento básico em Santa Maria. Todas essas sangas deveriam ser canalizadas pela prefeitura - reclama o funcionário público aposentado Marcos Molina, 60 anos, morador do prédio.

Em nota, a prefeitura afirma que "a área em questão é particular e foi feita uma canalização irregular no local". Ainda de acordo com o Executivo, "conforme as legislações ambientais vigentes, a sanga não pode ser fechada" e que "a responsabilidade por obras de melhorias cabe aos proprietários".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quina acumula e pagará mais de R$ 4 milhões nesta quarta Anterior

Quina acumula e pagará mais de R$ 4 milhões nesta quarta

Tráfego sob viaduto na Faixa Velha de Camobi está bloqueado para obras Próximo

Tráfego sob viaduto na Faixa Velha de Camobi está bloqueado para obras

Geral