Infraestrutura

Moradores de Santa Flora reclamam das más condições da principal via que dá acesso ao distrito

Alessandra Noal

"

Está difícil percorrer os cerca de 40 quilômetros que separam Santa Flora e a localidade do Passo da Barca, na divisa entre Santa Maria e São Gabriel. Isso porque as condições da principal estrada do distrito estão bem ruins, e o trecho, praticamente intransitável. O vendedor Ivan José de Souza Viera, 34 anos, mora no distrito e garante que os buracos, as crateras e o barro, quando chove, são problemas frequentes.

Construção da ponte caída há um ano em Jaguari deve começar na próxima semana

– Não temos condições de passar por essa estrada, os meios de transporte ficam atolados, o acesso está horrível. Quem faz a manutenção são os moradores. Esses dias, meu tio demorou três horas para chegar a Santa Maria, pois teve que ir devagar para o carro não estragar.

Sem brinquedos, pracinhas de Santa Maria não têm prazo para novos equipamentos

Um agricultor chegou a usar um trator para arrumar o trecho. Ainda de acordo com o morador, pegar ônibus virou uma missão quase impossível. Desde maio, os veículos da Transton Transportes, empresa que faz a linha Santa Maria–Santa Flora, não têm conseguido passar pelo trecho que abrange a localidade da Colônia Pinheiro, a partir da igreja, nem no Passo da Barca. Conforme o auxiliar administrativo da Transton, Juliano Machado Crema, os ônibus ficam atolados na Estrada de Santa Flora.

Estrada de Pains, em Santa Maria, deve ser asfaltada em até 90 dias 

– Até conseguir gente para desatolar, acaba atrasando o horário. Além disso, já houve danos nos veículos – explica.

Motoristas reclamam das más condições da Estrada do Perau

Com isso, os moradores precisam caminhar um pouco mais até encontrar uma parada por onde os coletivos passem. O subprefeito de Santa Flora, Claudio Santiago, diz que informou a prefeitura sobre o problema.

Alexandre Brasil, secretário adjunto de Infraestrutura, Obras e Serviços, garante que a manutenção nas estradas é feita regularmente. Ele diz que o conserto está programado e que será feito assim que parar de chover. No momento, não há projetos de asfaltamento para a estrada:

– Não existe orçamento para fazer uma obra lá e, em Santa Maria, ainda tem muito lugar para asfaltar. São mais de 2,3 mil ruas de chão batido.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Concessionária de veículos é arrombada em Santa Maria

Próximo

Trio é preso com meio quilo de cocaína e crack em Santiago

Geral