A partir desta quinta-feira (24), os consumidores da região poderão encontrar produtos até 70% mais baratos no comércio de Santa Maria. É a Black Week, que ocorre até sexta-feira e conta com a adesão de 310 lojas participantes, conforme o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) Região Centro, que organiza a campanha. Já nos shoppings, a campanha se estenderá.
A expectativa do setor é de ocorrer aumento no movimento nas lojas nestes dois dias. Segundo o presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa, a Black Week Santa Maria foi criada para que o comércio local possa competir com as grandes redes do mercado varejista que, nesta época, criam campanhas agressivas, sobretudo na internet.
– A Black Week foi criada para que os pequenos e médios empreendimentos do nosso comércio não fiquem de braços cruzados assistindo os grandes venderem online para nossos consumidores. Ela é capaz de fazer o movimento necessário, mostrando para a população que Santa Maria tem promoções, tem grandes ofertas, bons negócios – afirma Costa.
Para aprimorar a qualidade no atendimento e atingir bons números com a campanha e as compras de fim de ano, o Sindilojas, em parceria com Fecomércio-RS, Sesc, Senac e Sebrae, realizou um “aulão” de vendas com foco em capitalizar ainda mais a alta procura dos consumidores nesta época. O evento ocorreu na última segunda-feira, com palestra de Marcio Mancio, especialista nas áreas de liderança, motivação e vendas. O público-alvo foram os trabalhadores do comércio local, prestadores de serviços e empresas do ramo alimentício e imobiliário.
– Santa Maria tem sua vocação no varejo. Precisamos potencializar isso. São ações para atrair consumidores da região, e precisamos estar preparados e motivados para atendê-los – afirma Ademir da Costa.
As lojas participantes estão identificadas com a marca da Black Week.
Leia também:
Black Friday 2022: como aproveitar os descontos e não cair em armadilhas
Shoppings
Para dar mais tempo aos consumidores para as compras, os shoppings irão estender a campanha até domingo.
– A Black Week é uma das melhores oportunidades para o consumidor adquirir produtos por valores mais acessíveis. Como há clientes que esperam por esse período durante o ano todo, estamos preparados para disponibilizar ofertas e descontos especiais – diz a superintendente do Praça Nova, Heliane Simones.
A empresária Naiani Machado, 36 anos, proprietária da Loja Anjos Petit, de roupas infantis, no Praça Nova, afirma que a movimentação dos clientes já começou antes mesmo do começo da campanha.
– Os descontos progressivos já estão dando resultado. Há uma movimentação de promoção e coleção nova. Vem público até de fora da cidade. Acredito que terá um fluxo de clientes no, mínimo, de 20% a 30% maior que nos últimos anos. Acaba que muitos clientes olham o que tem de novo, não só as promoções, mas também novas coleções – afirma Naiani.
Apesar de a promoção ocorrer em novembro, a empresária acredita que muitos consumidores já aproveitam para antecipar as compras de Natal.