Mais de 1,2 mil pessoas receberam parcela única do Programa Volta por Cima do RS, informa prefeitura de Santa Maria

*Com informações da prefeitura de Santa Maria

A prefeitura de Santa Maria informa que 1.280 pessoas receberam a parcela única do Programa Volta por Cima, do governo do Rio Grande do Sul, até esta segunda-feira (17). Outro benefício, o Auxílio Reconstrução, do governo federal, já efetuou dois pagamentos, sendo que 22 cadastros foram reprovados por haver incompatibilidade de informações

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O secretário de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz, explica que a prefeitura encaminhou aos governos federal e estadual mais de 6,7 mil cadastros de Santa Maria nos programas socioassistenciais destinados à população que tiverem que sair de suas residências por conta da calamidade devido às chuvas. No programa Volta Por Cima, do Estado do Rio Grande do Sul, foram 3.360 cadastros encaminhados. Já no programa Auxílio Reconstrução, do governo federal, foram 3.408 cadastros encaminhados pela prefeitura.

– Seguimos à disposição da população santa-mariense. Em caso de dúvidas sobre os programas Volta por Cima e Auxílio Reconstrução, a Prefeitura dispõe de um WhatsApp exclusivo para atendimento. Para entrar em contato, basta adicionar o número (55) 9 9167-4754 ou clicar aqui (somente mensagens de texto) – diz o secretário.

Volta por cima

É destinado para famílias diretamente atingidas pelas fortes chuvas, conforme a relação abaixo. A iniciativa do Governo do Estado busca ajudar, com repasse de R$ 2,5 mil em parcela única, famílias que tiveram suas casas alagadas e que perderam bens móveis e objetos em decorrência de enxurrada. Entre os critérios para participar do programa está o de renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da casa, a ser comprovado por meio do CNIS/INSS, Cadastro Único (CadÚnico) ou outros cadastros do governo. A Defesa Civil Municipal disponibiliza uma relação completa das ruas afetadas pelas chuvas no Município. A lista pode ser acessada neste documento. Para mais informações, acesse aqui.

Auxílio reconstrução

O Auxílio Reconstrução, do governo federal, prevê o repasse de R$ 5,1 mil em parcela única. Têm direito ao recurso todas as famílias que moram em áreas atingidas por enchentes em municípios que decretaram calamidade pública, como no caso de Santa Maria. Somente terá direito ao Auxílio Reconstrução as famílias que tiveram de abandonar suas casas de forma temporária ou definitiva. Para este benefício, não é necessária a inscrição no Cadastro Único, mas é preciso fazer cadastro no GovBR. Para mais informações sobre o auxílio, acesse aqui.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Summit começa nesta quinta; confira programação Anterior

Santa Summit começa nesta quinta; confira programação

Um mês para o fim das inscrições para concurso da Justiça Eleitoral Próximo

Um mês para o fim das inscrições para concurso da Justiça Eleitoral

Geral