Mãe, técnica, gerente e comentarista: a nova vida de Maria Portela após aposentadoria como atleta no judô

Longe dos tatames como atleta profissional há quase um ano, Maria Portela, 36 anos, encara novos desafios na carreira e na vida pessoal. Recentemente, a judoca apareceu grávida nas redes sociais em uma sessão de fotos. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Ela conta que o desejo de ser mãe sempre existiu. Segundo Maria, a gravidez não foi planejada para o momento, mas veio em uma nova etapa da vida. 

– Todo mundo recebeu com muita alegria, toda minha família. Eu já tinha o desejo de ser mãe, mas não tinha planejado para este momento. Eu acredito que quando tem que ser, vai ser – revela a mãe do Levi, que nasceu em Porto Alegre.  

A Raçudinha se aposentou dos tatames como atleta em 1° de março de 2023. No entanto, não se afastou da modalidade por completo. Ela conta que foi um ano para estudar ainda mais. A judoca ficou dois meses na Hungria em um programa chamado International Coaching Course (ICC), um projeto de formação oferecido pela Universidade Húngara de Ciências do Esporte em cooperação com o Comitê Olímpico Internacional (COI). Para ela, foi um momento de grande aprendizado: 

– Fiz o curso de treinadores na Hungria, me especializei na área. Comecei a trabalhar como treinadora com as equipes de base da Sogipa e também sou gerente geral da Federação Gaúcha de Judô. Sigo prospectando fazer algumas competições com a base da seleção brasileira. Continuo trabalhando com o judô – explica. 

Além da especialização e dos novos desafios, também foi um momento para reestruturar a rotina

– Trabalho como comentarista também, tenho comentado alguns Grand Slam. Está sendo um período de muitos aprendizados, de novos desafios, de reconstruir uma rotina totalmente diferente daquela que eu estava adaptada.

Carreira 

Maria Portela se destacou em todas as competições disputadas, seja pela vontade de lutar até o fim, o que lhe rendeu o apelido de "Raçudinha dos Pampas", mas também pelos títulos conquistados. Na carreira, a judoca garantiu 13 medalhas em Continental Open (uma de ouro, sete de prata e cinco de bronze), 11 medalhas em Grand Slam (três de ouro, três de prata e cinco de bronze), 10 medalhas em Grand Prix (duas de ouro, três de prata e cinco de bronze), nove medalhas em Campeonatos Pan-Americanos (dois ouros, três pratas e dois bronzes), três medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais Militares, duas medalhas de bronzes em Jogos Pan-Americanos e uma medalha de ouro World Masters. Além disso, participou de três Jogos Olímpicos (em 2012, 2016 e 2020). 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil ultrapassa meio milhão de casos prováveis de dengue; RS já registrou mais de 5 mil Anterior

Brasil ultrapassa meio milhão de casos prováveis de dengue; RS já registrou mais de 5 mil

Cidade da região registra mais de 40 mm de chuva nesta terça-feira; veja os acumulados de Santa Maria Próximo

Cidade da região registra mais de 40 mm de chuva nesta terça-feira; veja os acumulados de Santa Maria

Geral