plural

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Nara Suzana Stainr

Defesa do indefensável
Marcio Felipe Medeiros
Sociólogo e professor universitário

style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">

No dia 07/02, o youtuber Monark, em seu podcast, fez uma defesa explicita, baseado na premissa da liberdade de expressão, de que seria legítimo a existência de um Partido Nazista para que se debatesse sobre o assunto. A defesa de uma liberdade anárquica, dentro de uma ordem democrática, apresenta a incompreensão do youtuber sobre o que de fato é e como funciona a democracia. Como pode ser legítimo existir um partido que não tem a premissa do debate, mas de impor suas ideias e pregar o extermínio de vários grupos em nome da superioridade racial? Colocar dentro da democracia grupos antidemocráticos significa, em última instância, legitimar que, caso esses partidos assumam o poder, a democracia pode ser destruída.


INCOMPREENSÃO SOBRE LIBERDADE

Um dos pais do pensamento liberal, John Locke, apresenta dois conceitos para tratar da liberdade: 1) A liberdade defendida pelo autor, significa a pessoa agir de acordo com os direitos naturais, que são a propriedade privada, liberdade de expressão, culto, etc. É o cultivo das liberdades individuais de modo a dar autonomia ao indivíduo, tendo por limite a existência e bem-estar do outro; 2) Quando a liberdade fica anárquica o autor utiliza o termo licenciosidade, que é o tipo de liberdade que pode atentar contra a existência do outro, a qual é extremamente nociva para a manutenção do pacto social e manutenção da paz.

Muitas pessoas, jovens em especial, que assumem discursos liberais sem o devido estudo, acham interessante a liberdade de falar e defender qualquer coisa nas redes sociais. Nisso, assumem que uma pessoa racista deve ter seu espaço de fala, pois se ela não tiver, ninguém irá controlá-lo. Se uma pessoa prega o ódio a outro indivíduo pela sua condição de nascimento, toda pessoa que se juntar a ela terá inevitavelmente o mesmo ímpeto, o que em médio ou curto prazo resultará em violência, perseguição e morte. Nenhum direito, seja ele qual for, é absoluto, e a liberdade de expressão é um exemplo. Aquilo que pode ser dito no espaço público tem limites claros dentro de parâmetros éticos, cristalizados na forma da lei.

PROBLEMA DEMOCRÁTICO

As redes sociais têm promovido muitos debates e dado voz a muita gente. O problema é que, através do anonimato e facilidade de expor opiniões, a capacidade de fala é superior à responsabilização sobre o que é dito. A internet apresenta um espaço significativo de ofensas e discursos de ódio. As próprias empresas responsáveis pela gestão das redes sociais tem utilizado alguns filtros, banido determinadas pessoas e/ou grupos que disseminam desinformação e discursos preocupantes.

Entretanto, ainda é insuficiente. Para que uma democracia seja plena, os indivíduos precisam ser conscientes de que ser cidadão implica ter direitos e deveres, e estes deveres envolvem a manutenção da paz, do pleno convívio e do respeito às instituições republicanas, ou seja, devemos zelar como indivíduos para o bom funcionamento da democracia.

A carreira de docente
Nara Suzana Stainr
Doutora em Direito

style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">

Este tema de hoje tem muito haver com minha profissão e sonho de menina, pois, naquela época, ser professora, porque não conhecia pelo vocábulo de docente, era o sonho da maioria das meninas, fazer magistério para ser professora. Era uma posição privilegiada aos olhos dos pequenos e hoje a realidade é, digamos assim, um pouco mais dura.

Como profissional na área da educação, recebo muitos informativos do setor educacional, que sempre está em permanente atualização, seguindo os avanços tecnológicos e ao mesmo tempo as necessidades do contexto socioeconômico do país.

Segundo fontes e dados estatísticos, em nosso país, as novidades começam pelo novo Ensino Médio, que passa a direcionar nas escolas a área técnica, colocando o estudante como protagonista de relevância em sua aprendizagem. Já no Ensino Superior, o crescimento se mostra mais voltado na modalidade à distância. Ou seja, docente ou professores, não importa a nomenclatura, permanecem no cerne das mudanças, tendo que se manter atualizados para orientação de seus alunos na caminhada acadêmica, além de manter-se ao mesmo tempo renovando seus conhecimentos pedagógicos.

Percebe-se, assim, o destaque e importância do protagonismo do docente no ensino, no entanto o interesse dos jovens por essa profissão vem reduzindo consideravelmente, especialmente para o ensino fundamental e médio, e dependendo ainda a falta de intenção em determinadas áreas é maior.

O déficit de docentes, portanto pode ser menor ou maior dependendo da área específica do conhecimento, até mesmo pela falta de profissionais com a formação específica, ficando desta maneira a relação do número de alunos por professor comprometida, o que por vez acarreta problemas na aplicação da metodologia de ensino mais individualizada, centrada nas dificuldades e nas habilidades de cada estudante.

Então, a pergunta que devemos levantar: porque os jovens não desejam a docência? Imediatamente, vem a questão salarial, entre outros motivos. A média do salário no início de carreira, pode até parecer competitivo em relação ao de outras profissões, porém as realidades locais são diferentes, a exemplo de regiões mais produtivas, onde a competitividade é maior, e a remuneração em outra atividades acaba sendo maior, afora a ideia de que ao optar pela docência terão de confrontar-se com condições de trabalho longe das ideais.

Os sindicatos, conselhos e categoria almejam que se a remuneração inicial fosse mais atrativa, poderia assim atrair mais estudantes a carreira de docente. Mesmo a docência superior em determinadas áreas encontra déficit de profissionais com qualificação acadêmica condizente.

Fica aqui a inquietude de quem está sempre levando a educação e conhecimento aqueles que desejam ser docentes. Por certo que quebrar paradigmas estabelecidos não é tarefa fácil, exige esforço das redes de educação e estratégias coordenadas para estudantes na busca de formação para ser um professor ou professora.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obra da Perimetral Dom Ivo é retomada com custo adicional de quase R$ 4 milhões Anterior

Obra da Perimetral Dom Ivo é retomada com custo adicional de quase R$ 4 milhões

Cinco pessoas ficam feridas em acidente na BR-158 Próximo

Cinco pessoas ficam feridas em acidente na BR-158

Geral