Judoca Maria Portela anuncia a aposentadoria

Gilson Alves

Judoca Maria Portela anuncia a aposentadoria
Atleta que iniciou a trajetória no judô em Santa Maria gravou vídeo afirmando que irá parar de lutar. Foto: Lara Monsores (CBJ/Divulgação)

A judoca Maria Portela, 35 anos, natural de Júlio de Castilhos e revelada no Projeto Mãos Dadas, em Santa Maria, anunciou, nesta quarta-feira, a aposentadoria como atleta profissional.

Portela gravou um vídeo publicado no Instagram da Federação Gaúcha de Judô (FGJ) para confirmar o encerramento do ciclo. Ela competiu por 15 anos, e participou, anualmente, de campeonatos mundiais, representando a seleção brasileira da modalidade. No currículo, há que se destacar a presença em três Jogos Olímpicos: 2012, em Londres, 2016, no Rio de Janeiro, e Tóquio 2020, realizado em 2021, devido à pandemia.

– Desde Tóquio, eu tive momentos de altos e baixos na motivação. Meses antes de um campeonato mundial, precisei fazer uma cirurgia no joelho.

Neste ano, machuquei novamente, e eu não estava mais encontrando força. Tudo são fases na vida, e hoje, com 35 anos, eu decidi que é o momento exato de não insistir mais e evitar qualquer frustração. Posso ainda viver dentro do esporte, mas não mais, necessariamente, competindo – explica.Em meio a uma carreira marcante, as três participações em Olimpíadas ficam como algo a ser lembrado para sempre.

– Apesar de não ter conquistado medalhas, ter participado de três ciclos olímpicos consecutivos tem um valor que enriquece minha trajetória – complementa Maria Portela.

Apelidada de a “Raçudinha dos Pampas”, por sua entrega no tatame, a agora ex-atleta revela ter perdido a conta de quantos países conheceu em função das viagens para competições. Ela agradece a todos que sempre a apoiaram e pararam em frente à televisão para torcer. Sobre o futuro, Maria Portela comenta que não há uma definição, mas diz que negocia com a Sogipa a possibilidade de ser treinadora de judô.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em regime de urgência, projeto de reajuste do magistério é encaminhado para Assembleia Legislativa Anterior

Em regime de urgência, projeto de reajuste do magistério é encaminhado para Assembleia Legislativa

Investigado por violentar e abusar sexualmente o próprio enteado em Itaara se entrega à polícia Próximo

Investigado por violentar e abusar sexualmente o próprio enteado em Itaara se entrega à polícia

Geral