Lula assina termo de compromisso para construção da ESA em Recife

Lula assina termo de compromisso para construção da ESA em Recife

Foto: Pedro Piegas (Arquivo Diário)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o termo de compromisso que autoriza a instalação da Escola de Sargentos das Armas (ESA) em Recife, nesta sexta-feira (19). A construção está prevista para começar a partir de 2027, com investimento estimado em R$ 1,8 bilhão. A assinatura do documento ocorre em meio às polêmicas envolvendo a escolha da capital pernambucana para receber a nova ESA.

O empreendimento será o maior projeto do Exército desde a construção da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), na década de 1940. O presidente Lula destacou a importância da iniciativa para a geração de empregos e o crescimento econômico local:

– Esse é um empreendimento capaz de mudar a vida de muitas pessoas que moram na região. Apenas em sua construção, devem ser gerados mais de 11 mil empregos diretos e 17 mil empregos indiretos. Mas isso é apenas o começo. Pernambucanos e demais nordestinos que queriam ingressar na carreira militar tinham que ir para o Sul ou Sudeste para receber sua formação. A nova escola representará o movimento inverso: brasileiros de todos os estados estarão aqui movimentando a economia e explorando a cultura regional.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A Escola de Sargentos das Armas será construída no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), em Aldeia, no município de Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco, e tem como objetivo reunir, na região metropolitana do Recife, 16 estruturas de ensino que atualmente formam os sargentos de carreira do Exército Brasileiro. A obra terá um investimento total de R$ 1,8 bilhão.

O projeto tem como maior parceiro estratégico o Governo de Pernambuco, que atua para contribuir com aspectos relacionados à infraestrutura onde será construída a escola.

Na oportunidade, o presidente também indicou que serão plantadas novas árvores para compensar o desmatamento da área que a ESA vai ocupar. O Ministro da Defesa, José Múcio, disse que esse é um marco na formação de militares no Brasil e Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, expressou entusiasmo com o avanço que a implementação traz para o estado e a região

Ao todo, 6,2 mil pessoas vão residir na área da escola, que dispõe de uma base de suporte localizada em Recife que inclui atendimentos médicos e hospitalares, depósito de suprimentos e espaço para familiares. O terreno reservado à obra tem 7.549 hectares, e 90 hectares serão ocupados com a construção da escola. Serão cerca de 2.200 alunos, formados em 16 especialidades distintas, em dois anos de preparação, com uma educação superior de nível tecnólogo.

A assinatura do termo ocorreu durante a agenda do presidente no Nordeste do país. Dentre as atividades realizadas, Lula anunciou a retomada das obras da refinaria Abreu e Lima e acompanhou a transmissão de cargo do Comando Militar do Nordeste.

A polêmica

Pernambuco concorreu com Paraná e Rio Grande Sul (Santa Maria) pela ESA. Desde 2021, quando Recife foi selecionada, diferentes organizações dedicadas à defesa do meio ambiente e outros políticos têm criticado a escolha do local. Isso porque, segundo o projeto, seria necessário o desmatamento de 180 hectares com 300 mil árvores. O espaço fica dentro do Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC).

A ideia inicial acabou sendo alterada, posteriormente, para uma área menor desmatada, de 136 hectares. Na última quinta-feira (18), o Exército anunciou uma nova redução, agora, para 90 hectares.

* Com informações da ASCOM da Presidência da República

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após três dias sem luz, restaurante de Santa Maria pretende processar RGE Anterior

Após três dias sem luz, restaurante de Santa Maria pretende processar RGE

Semana em Memória às Vítimas da Tragédia da Boate Kiss começa neste domingo Próximo

Semana em Memória às Vítimas da Tragédia da Boate Kiss começa neste domingo

Geral