Lula anuncia cinco ministros para novo mandato. Veja os nomes

Eduarda Costa

Lula anuncia cinco ministros para novo mandato. Veja os nomes
Quatro dos 5 ministros anunciados estiveram presentes na coletiva em Brasília (DF)

Em transmissão ao vivo nesta sexta-feira (9), às 10h45min, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou os nomes de cinco de seus ministros que devem atuar a partir de 1° de janeiro.

Desde a eleição, a equipe de Lula aponta que a definição dos ministérios será parecida ao segundo mandato de Lula (2007-2010). A principal mudança deverá ser a criação do Ministério dos Povos Originários.

Na transmissão, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciou que após o término do calendário de transição, que encerra na próxima segunda-feira (12), serão expostas as emergências orçamentárias de governo, sugestões de revogações em cada área, propostas de estrutura e ações prioritárias.

Veja quem são os anunciados

Ministro da Fazenda

Fernando Haddad (PT), que já foi ministro da Educação nos governos Lula e Dilma Rousseff, agora inicia um novo desafio. Anunciado como ministro da Fazenda, Haddad é advogado e professor. Foi também prefeito da cidade de São Paulo entre nos anos de 2013 a 2016.

Ministro da Casa Civil

O atual governador da Bahia Rui Costa dos Santos é o anunciado para ser chefe da Casa Civil. Ele é economista e foi governador da Bahia eleito em 2014 e reeleito no primeiro turno em 2018.

Ministro da Defesa

O ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro ficará com a pasta da Defesa. É um engenheiro civil e político brasileiro filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro.

Ministro da Justiça e Segurança Pública

Indicado para a pasta de Justiça, Flávio Dino de Castro e Costa é um advogado, político, professor e ex-magistrado brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro. É professor de direito constitucional da Universidade Federal do Maranhão. Ex-governador do Maranhão, é senador eleito.

Ministro das Relações Exteriores 

Para Ministro das Relações Exteriores, Lula anunciou o embaixador do Brasil na Croácia Mauro Vieira. Mauro foi chanceler de Dilma Rousseff. Já comandou as embaixadas do Brasil em outros países, como Argentina e Estados Unidos. Também foi representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Equipe de transição quer reverter liquidação da Ceitec Anterior

Equipe de transição quer reverter liquidação da Ceitec

Bastidores: Clima de Natal e Conexão Empresarial na coluna de Maristela Moura Próximo

Bastidores: Clima de Natal e Conexão Empresarial na coluna de Maristela Moura

Geral