Foto: Vinicius Becker

A quinta-feira (19) começou com céu encoberto e sensação de tempo mais ameno em Santa Maria e região. Apesar da ausência de sol nas primeiras horas do dia, os termômetros marcaram cerca de 20°C ao amanhecer.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em entrevista à Rádio CDN, o meteorologista Daniel Caetano explicou o motivo para as poucas aberturas no céu nesta manhã.
— O que nós temos para hoje é intensificação na nebulosidade, isso muito em função de áreas de instabilidade que atuam sobre o Uruguai e região de fronteira. Nesse amanhecer, em Uruguaiana chove forte. Conforme essas instabilidades avançam sobre o Estado, elas perdem intensidade e podem gerar ainda chuva aqui para nossa região, mas sem previsão de tempestades — afirmou.
Pancadas isoladas e calor à tarde
Segundo Caetano, a tendência é de céu mais fechado ao longo do dia, com possibilidade de pancadas leves, especialmente em áreas mais ao sul da região.
— Essa nebulosidade vai ser mais persistente e pode gerar algumas pancadas leves de chuva. Nada que indique volume muito elevado — explicou.
Mesmo com o tempo encoberto, o calor segue predominando. A máxima pode se aproximar dos 30°C e até ultrapassar esse patamar, dependendo da abertura de sol.
— Os modelos colocavam algo em torno de 35°C, mas isso vai depender muito da cobertura de nuvens. Se ela se mantiver, devemos ultrapassar levemente os 30°C.
Próximos dias seguem quentes
Para sexta-feira (20) e sábado (21), o cenário se mantém semelhante: sol entre nuvens e temperaturas elevadas à tarde. As mínimas devem variar entre 19°C na sexta e 18°C no sábado. Já as máximas continuam na casa dos 30°C.
— Estamos ainda no verão. Temperaturas na casa dos 30 graus são normais para essa época do ano — reforçou o meteorologista.
A partir de domingo (22), há maior possibilidade de retorno das instabilidades, com chuva mais frequente no início da próxima semana.
— Talvez na segunda-feira (23) a chuva seja um pouco mais persistente e consiga segurar um pouco a temperatura, mas mesmo assim o patamar segue próximo dos 30 graus — disse.
Chuva abaixo da média preocupa o campo
Apesar da previsão de pancadas ao longo dos próximos dias, o volume acumulado de fevereiro segue abaixo da média climatológica.
— Nós já estamos nos últimos 10 dias de fevereiro e o volume de chuva segue levemente abaixo da climatologia aqui para a nossa região. Até o final do mês, temos ocorrência de chuva em quase todos os dias, mas com volume muito baixo — alertou.
O cenário preocupa especialmente produtores rurais, já que a soja atravessa fase crítica de enchimento de grãos, período de maior necessidade hídrica.
Confira as mínimas e máximas para esta semana:
- Quinta-feira (19): mínima de 20°C - máxima de 35°C
- Sexta-feira (20): mínima de 19°C - máxima de 32°C
- Sábado (21): mínima de 18°C - máxima de 32°C
- Domingo (22): mínima de 21°C - máxima de 31°C
- Segunda-feira (23): mínima de 21°C - máxima de 31°C
- Terça-feira (24): mínima de 18°C - máxima de 33°C
- Quarta-feira (25): mínima de 17°C - máxima de 33°C