A Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria reduziu, nesta segunda-feira, os horários de linhas de ônibus que atendem a todas as regiões do município. São 20 (saiba quais abaixo). A redução varia de 30% até 40%.
De acordo com o gerente operacional do Sistema Integrado Municipal (SIM), Cristiano da Silva Andretta, a redução se faz necessária devido ao período de férias (janeiro e fevereiro), quando há menos demanda de passageiros.
Em novembro, nós tivemos uma média de 100 mil passageiros sendo transportados todos os dias. No período de férias, o número cai para 60 mil , diz.
As frotas de ônibus voltam a atender normalmente entre o fim de fevereiro e o começo de março, quando as escolas municipais, estaduais e as universidades dão início ao ano letivo.
Andretta aponta que caso algum passageiro se sinta lesado com a redução em uma linha específica, pode entrar em contato com a ATU pelo site www.atu.com.br ou pelo telefone (55) 3222-6222.
Estudamos a demanda para então fazer a redução. Nós sabemos que muitas pessoas continuam utilizando as linhas, por isso, se alguém julgar que é necessário que haja mais horários, basta nos avisar que vamos reavaliar explica.
A Rádio Gaúcha recebeu reclamações de ouvintes que utilizam a linha Universidade Faixa Nova, que é uma das que enfrenta redução desde dezembro. Eles apontam que precisam aguardar entre 20 e 25 minutos por um ônibus. Andretta afirma que a ATU não recebeu nenhuma solicitação para aumento de horários dessa linha até esta segunda-feira.
Linhas que sofreram alteração
- Big/Rodoviária
- Brigada/Itararé
- Bombeiros
- Casa de Saúde/Nonoai
- Campestre
- Carolina/São José
- Ipiranga
- Medianeira
- Passo das Tropas/Minuano
- Parque Pinheiro Machado
- Prado
- Santa Marta
- Santos
- Salgado Filho
- Tancredo Neves/Campus
- Urlândia
- Universidade (Faixa Velha e Faixa Nova)
- Vila Schirmer/Vila Leste
- Vila Oliveira/Chácara das Flores
- Kennedy
Confira a grade de horário aqui
"