cronograma

Limpeza nos reservatórios deixa bairros sem água, confira a agenda

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A Corsan está fazendo a limpeza nos diversos reservatórios de água de Santa Maria desde a semana passada. A companhia responsável pelo abastecimento hídrico do município atende a uma determinação do Ministério da Saúde e do Vigiágua - Programa Nacional de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano - que é um conjunto de ações adotadas pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade e qualidade de potabilidade. Na cidade, o serviço termina nesta quarta-feira, mas na região prossegue.

Mais de 130 vagas de emprego e estágio para esta quarta-feira

O procedimento operacional padrão, como é chamado pela Corsan, é realizado uma vez por ano e não tem uma relação direta com o surto de toxoplasmose de 2018, nem com a pandemia, segundo a gestora da unidade de Saneamento Especial de Santa Maria, Andréia de Moraes Zanini. Conforme a Companhia, o serviço de manutenção dos receptáculos não irá causar falta de água na cidade porque os mesmos estão sendo isolados da rede, apenas oscilação. Veja no quadro abaixo os locais onde o abastecimento foi ou poderá ser afetado, conforme a companhia.

Movimento intenso nas ruas do centro Santa Maria marca começo de semana

- Esse procedimento acontecia antes da toxoplasmose, estamos fazendo agora, e continuará sendo feito - esclarece Andréia.

O serviço é realizado por uma equipe de vigilância e fiscalização permanente do município e do Estado em todas as cidades atendidas por empresas de saneamento. Por isso, obedece ao decreto estadual 23.430/197, que trata da promoção, proteção e recuperação da Saúde Pública.

Transporte público intermunicipal de Dilermando de Aguiar é retomado nesta quarta-feira

Na segunda-feira, a manutenção foi feita nos dois reservatórios do Corintians Atlético Clube, no centro da cidade. Cada um deles tem capacidade para armazenar 500 metros cúbicos de água. Para realizar a operação, são necessários aproximadamente 15 pessoas que são o engenheiro, o químico responsável pela Corsan em Santa Maria, técnicos que entram no reservatório, agentes de tratamento e técnicos de segurança. O número de pessoas envolvidas varia de acordo com o tamanho do receptáculo e complexidade da operação. Os reservatórios podem ser: apoiados, semi-enterrados e elevados. Em algumas situações, pode ser menor e apoiado, em outros, elevado e menor, descreve a gestora.

SERVIÇO FEITO A MÃO
Apesar da aparente complexidade da operação, para se chegar ao resultado esperado de higienização não são utilizados produtos químicos. A manutenção é feita com água e escovação a mão pelo funcionário. É realizado um jateamento das paredes com escovas grandes e específicas para a higienização. Os hidrojatos são feitos por meio de caminhões que estacionam ao lado do reservatório, com o fluxo de água constante. O serviço é concluído com a água coletada para análise. Posteriormente é emitido um relatório e encaminhado para a Secretária de Saúde do Município, Vigiágua e Ministério da Saúde.

CALENDÁRIO DA LIMPEZA

DiaReservatórioOnde pode faltar águaPrevisão de retorno
Terça-feira, 13hCohab Fernando FerrariCohab Fernando Ferrari e Monte BelloInício da noite
Quarta-feira, 8hSanta FloraDistrito de Santa FloraInício da tarde
Quarta-feira, 12hBilibioVila BilibioInício da noite
Quinta-feira, 6hArroio do Só 1 e 2Arroio do Só, Rincão Nossa Senhora AparecidaFim da tarde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dono de lotérica de bilhete vencedor já viu oito apostadores ganharem

Próximo

VÍDEO: em 10 meses, Receita apreende R$ 56 milhões em mercadorias ilegais

Geral