Juliana Quinteiro: orgulhe-se e seja sua heroína!

Redação do Diário

Juliana Quinteiro: orgulhe-se e seja sua heroína!

O significado da palavra Orgulhar-se, segundo Aurélio, quer dizer sentir orgulho excessivamente em si mesma, que sente orgulho próprio, desvendar-se, glorificar, entre outros significados.

Mas convido você. leitor, a observar a composição da orgulhar-se. O que você nota? Se não observou nada demais, tudo bem, mas veja: se retirarmos o RGU, nasce a palavra OLHAR-SE, que significa ver-se, olhar para si e perceber realmente a pessoa que mais importa na sua vida, que é você mesma!

Lya Luft, em sua crônica “Olhe-se no Espelho”, explica bem sobre olhar-se: “quem dá brilho no olhar é a VIDA que a gente optou por levar. Então, olhe-se no espelho”.

Orgulhe-se ao olhar-se, reveja seu passado, aprenda com seus erros e acertos, olhe para o futuro, que é ainda incerto, mas principalmente olhe seu presente e viva todas as oportunidades que surgirem.

O que é olhar-se?

Olhar-se é ver-se mutuamente, mirar-se, permitir-se, retratar-se inteiramente a alma para saber o que é e o que deve ser feito e como devemos fazer.

Em 2020, após o término de um ciclo em minha vida, pude me olhar mais, perceber que eu precisava criar coragem para enfrentar as diversidades que a nova vida me propunha. Confesso que foi um exercício de conhecimento próprio, em que me permiti sofrer, sorrir, ficar sozinha, me desbravar em uma nova carreira, criar minhas filhas sozinha, mulher, mãe, amiga, filha, empresária, entre outras funções que uma mulher exerce em nossa sociedade, mas o mais importante: percebi o quão significativo e necessário é o exercício de “Eu, Juliana” ser a minha prioridade.

Tem momentos na vida em que a única escolha que você tem é ter coragem. Coragem para tomar decisões que você procrastina, coragem para fazer escolhas que precisam ser feitas e assumir suas consequências, coragem para sacrificar sua felicidade para ser feliz e sair da zona de conforto, coragem para abrir mão de coisas e pessoas que não fazem mais sentido e impedem sua evolução. Para grande parte das nossas realizações, só é preciso coragem. E ela está aí dentro de você, dentro de nós.

Permita-se! Olhe-se, orgulhe-se e transforme-se! O caminho para isso é o autoconhecimento. Autoconhecer-se permite que você descubra suas qualidades e seus pontos que devem ser ajustados. Aceitar-se, priorizar-se e valorizar-se é um dos sinais de que você conhece bem a si e tem maturidade para lidar com seus desafios.

Por sua vez, só quem se aceita e valoriza consegue viver de uma forma leve, sem julgamentos ou comparações. Por isso é tão desafiador fazer este constante exercício de autoconhecimento, este olhar-se, já que dele depende em grande medida a forma como você atua e os objetivos que alcança.

A superação pessoal é um processo de transformação através do qual uma pessoa adota novas formas de pensamento para desenvolver novos comportamentos, atitudes e hábitos. E sabemos como é complexo estabelecermos novos hábitos e novos comportamentos. Quantas vezes você jurou que ia começar uma alimentação mais saudável na segunda e não cumpriu? E a academia? Pois é, o pior adversário é você mesmo, se você se deixar abater por pensamentos negativos (quem nunca?), nunca será capaz de atrair coisas positivas para a sua vida.

A superação exige paciência, resistência, força de espírito e persistência. Superação significa, literalmente, dominar, vencer. É sair da sua zona de conforto, superar bloqueios mentais e, finalmente, desenvolver todo o potencial que você sabe que tem.

E não há nada melhor do que superar o seu maior adversário: você mesmo. Portanto, permita-se ter coragem para olhar-se e, assim, orgulhar-se depois! E não esqueça, você é urgente os outros são importantes, priorize-se para, então, priorizar os outros!

Por Juliana Quinteiro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

À CDN, Rigotto diz que estar na equipe de transição não significa fazer parte do governo Lula Anterior

À CDN, Rigotto diz que estar na equipe de transição não significa fazer parte do governo Lula

Setor de serviços cresce 0,9% em setembro, informa IBGE Próximo

Setor de serviços cresce 0,9% em setembro, informa IBGE

Geral