O jovem Bernardo de Oliveira dos Santos de 16 anos conquistou o segundo lugar do Prêmio Senatran 2022, na categoria paródia, promovido pelo Ministério da Infraestrutura. A 18º edição da premiação tem como objetivo incentivar a sociedade brasileira à produção técnica, científica e artística, contemplando os melhores trabalhos voltados ao tema segurança no trânsito.
Em apenas dois dias, Bernardo adaptou a música Sweet Child O’Mine da banda Guns N’Roses para a letra da sua música chamada “Trânsito seguro é bom demais”. Com trechos que destacam as regras de trânsito como o uso do cinto de segurança, o respeito a faixa de pedestres e ao limite de velocidade a paródia rendeu ao estudante uma gratificação de R$ 4 mil.
– Essa conquista para mim é maravilhosa, ver que consegui isso através de algo que eu gosto. Escolhi essa música porque sempre gostei de rock, ela é bem famosa e é fácil de encaixar a melodia para tocar e gravar a letra. Eu sempre vi a música como algo divertido e que eu gosto, nunca tinha pensado que ela poderia me render um prêmio, foi uma grande surpresa que pode me abrir portas – relata Bernardo.
Bernardo sempre teve interesse em participar de projetos que envolvessem a música, por isso quando a sua mãe, Bruna Linhati de Oliveira, viu a divulgação do prêmio enquanto mexia no aplicativo da sua Carteira de Motorista logo contou para o filho. Como o regulamento pedia uma letra de fácil atendimento que pudesse ser tocada em escolas, o jovem contou com a ajuda de Bruna, que é professora, para entender o que os alunos aprendem sobre o trânsito.
– Eu fico maravilhada e muito orgulhosa. O Bernardo foi criado indo para os palcos, estando nos bastidores dos shows e viajando com as bandas de ônibus e ele tem uma facilidade muito grande com a música. Fico muito feliz de ver ele sendo reconhecido – comenta Bruna.
Paixão que começou cedo
Filho de uma mãe cantora e pai guitarrista, Bernardo cresceu no meio da música. O estudante aprendeu a tocar violão com apenas seis anos e hoje toca seis instrumentos entre eles guitarra, baixo, violino e bateria. Ele conta que sempre gostou de ficar em casa compondo e tocando músicas.
Bernardo participou da Associação Orquestrando Arte que tem como objetivo promover a assistência social, educacional e cultural com oficinas de música, dança e teatro. Além disso, também fez parte do Coral Ilumina, ele conta que esses dois projetos foram fundamentais para que adquirisse conhecimento teórico musical.
Agora, no dia 8 de dezembro mãe e filho embarcam para Brasília para receber a premiação, com passagens bancadas pelo Ministério da Infraestrutura e vai ser a primeira vez que a família viaja de avião.
– A nossa expectativa é muito grande. Estamos muito ansiosos para conhecer nada menos que a capital federal e sabemos que vão ter outros gaúchos recebendo prêmios também, isso nos deixou muito empolgados – diz Bruna.
A quantia em dinheiro já tem destino garantido. Bernardo decidiu dar parte do valor para os seus pais. Comprou um relógio para Bruna e um uniforme do Internacional para o seu pai, ele pretende guardar o restante para comprar uma guitarra e fazer a sua Carteira de Habilitação.