Retomada de diálogo

Integrantes do Luto à Luta retiram faixas de protesto da fachada da boate Kiss

Igor Müller

"

Integrantes do Movimento Santa Maria do Luto à Luta, composto por sobreviventes do incêndio da boate Kiss e por pais de vítimas, retiraram, na manhã desta sexta-feira, parte de um banner com uma ilustração do cartunista Carlos Latuff que estava exposto na fachada da casa noturna. Na imagem, um homem que representa um promotor do Ministério Público, acompanhado de outros personagens representando os bombeiros e o prefeito Cezar Schirmer, tapa a boca da figura de uma mulher que representa os pais das vítimas que pedem por justiça. Seguirá pendurada no local a parte da faixa com a imagem da mulher que pede por justiça.

A decisão de retirar o banner, que está pendurado desde o dia 27 de janeiro deste ano, ocorreu após uma reunião entre os integrantes do movimento com representantes da Associação do Ministério Público na tarde desta quinta-feira. No encontro, que durou cerca de três horas, promotores e os integrantes tentaram chegar a um entendimento.
_ Na conversa nós expomos todos nossos sentimentos e ressentimentos, explica Flávio Silva, coordenador do movimento.

Um dos pontos discutidos foi a ação por improbidade administrativa _ que investigou a responsabilidade dos servidores municipais na tragédia _ e que está em processo de reanálise, após uma primeira decisão de não denunciar nenhum servidor municipal.

Impacto na imagem

A charge do cartunista Carlos Latuf provocou um grande impacto na imagem do Ministério Público, explicaram os promotores. Foi por causa desse impacto que o MP havia pedido a retirada de uma das três faixas que estavam espalhadas pela cidade. O banner estava no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Em resposta ao pedido, o reitor da UFSM afirmou que só retiraria a faixa com o consentimento das entidades que representam servidores e professores da instituição, respectivamente, Assufsm e Sedufsm. A partir daí, o professor Rondon de Castro da Sedufsm intermediou o diálogo que resultou na reunião desta quinta-feira.

Em contrapartida, o Movimento do Luto à Luta decidiu por retirar as outras duas faixas _ a da tenda da vigília na Praça Saldanha Marinho foi retirada no final da tarde desta quinta e a da fachada da boate Kiss foi retirada no início da manhã desta sexta-feira. O gesto é um sinal de abertura para retomada do diálogo entre o órgão e a entidade.
_ Precisamos unir esforços e garantir um Ministério Público forte, ressalta Flávio.





"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Juíza Eloisa Helena nega suspensão do aumento da tarifa de ônibus em Santa Maria

Próximo

Sobreviventes da tragédia da Kiss têm direito à imunização contra gripe

Geral