Foto: Vinicius Becker
As primeiras chuvas da semana começaram a chegar à região central do Rio Grande do Sul, com nuvens carregadas se aproximando de Santa Maria no início da tarde desta quinta-feira (12) e registros de chuva acompanhada de ventos em vários pontos da cidade e da região. Imagens captadas mostram o avanço das instabilidades logo após um período de tempo seco e calor intenso.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Instituto Nacional de Meteorologia e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiram alertas de condição de chuva, vento e possível granizo para a região até a noite. O aviso contempla o centro do Estado, incluindo a área de Santa Maria e municípios vizinhos.
Conforme os alertas publicados nas redes sociais pela Defesa Civil, a condição de instabilidade deve prevalecer nos próximos dias, com possibilidade de chuvas moderadas a fortes, ventos e, em alguns pontos, queda de granizo conforme avanço de sistemas frontais no Estado.
No começo do dia, temporais com chuva intensa e vento já foram registrados em outras regiões do Rio Grande do Sul, como no Sul do Estado, onde, entre a madrugada e a manhã, ocorreram episódios de granizo e ventania em áreas isoladas.
- Conheça o Implanon: método contraceptivo que dura até três anos é disponibilizado pelo SUS em Santa Maria
- Duas pistolas são apreendidas durante Operação Carnaval Seguro em Santa Maria
Em Santa Maria e na região, a previsão é de que as nuvens carregadas continuem se formando pela tarde e noite, com chuva que pode ser forte em curtos períodos, além de rajadas de vento e trovoadas.
A Defesa Civil orienta a população a manter atenção às atualizações meteorológicas e aos avisos oficiais, especialmente em caso de chuva intensa, ventos fortes ou granizo. Em situação de emergência ou risco iminente, a recomendação é acionar os números de segurança pública ou os canais da Defesa Civil estadual e municipal para orientação.