Foto: Rian Lacerda (Diário
A prefeitura de Santa Maria retirou as grades de proteção em frente ao Banco Banrisul para fazer consertos e reforçar a estrutura. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, as peças foram estragadas por vandalismo e uso errado por parte das pessoas. O Diário mostrou a situação no início desta semana e não tinha uma posição do Executivo sobre a falta do equipamento.
As grades que garantem a segurança no viaduto foram levadas para manutenção. A prefeitura explicou que as estruturas sofrem danos porque as pessoas usam as grades para sentar ou para prender barracas e tendas. Além disso, as peças são alvos frequentes de vandalismo, o que acaba estragando o material.
No momento, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade estuda como fazer um conserto que seja mais forte e definitivo. Somente depois desse trabalho as grades serão colocadas de volta no lugar para garantir a segurança de quem passa por ali.
A falta das grades foi notada pela reportagem no começo desta semana. Com a nota enviada pelo Executivo, foi esclarecido que os equipamentos foram retirados pelo próprio município para reparos. A situação faz parte de problemas verificados no Centro, como a falta de luz em frente ao Clube Caixeiral Santamariense e a escuridão na saída do túnel do viaduto. Sobre a iluminação, a prefeitura informou que a empresa IP Santa Maria constatou a falta de luminárias e fará um projeto para colocar lâmpadas de led no local.
Confira a nota completa da prefeitura:
"As grades de proteção instaladas em frente ao Banrisul foram danificadas e recolhidas para recuperação e manutenção.
Elas foram originalmente posicionadas para garantir a segurança do espaço público. No entanto, têm sido frequentemente utilizadas de forma inadequada como assentos, bases para fixação de tendas ou alvos de vandalismo, o que compromete sua integridade.
A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade está ciente dessa demanda e avalia medidas para reparo e reforço definitivos para, posteriormente, ser feita a reinstalação das grades danificadas."