Fotos: Divulgação
A prefeitura de Santa Maria dará início a um projeto-piloto de fiscalização de trânsito por videomonitoramento. Em primeiro momento serão colocados entorno de três escolas e no retorno exclusivo para ambulâncias e táxis localizado entre as ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio, em frente ao Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. A escolha deste cruzamento para a primeira fase do projeto ocorre após o local registrar um salto de mais de 2.000% nas infrações, com 101 multas aplicadas em um intervalo de dez dias. A previsão é que as multas comecem a ser aplicadas a partir de agosto.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De modo geral, segundo a prefeitura, a instalação das câmeras tem como foco coibir infrações frequentes que geram constantes congestionamentos, como fila dupla, avanço de sinal vermelho, estacionamento em local proibido e conversões indevidas.
De acordo com o Executivo municipal, a decisão de iniciar o monitoramento eletrônico por esses locais busca atender a demandas crônicas da comunidade. O sistema eletrônico tem o objetivo de diminuir a limitação de fiscais de trânsito e, no futuro, multar os motoristas a distância.
Os locais contemplados nesta primeira fase são:
- Colégio Adventista Santa Maria: Fiscalização na Rua Visconde de Pelotas, Bairro Rosário.
- Colégio Marista Santa Maria: Fiscalização nas ruas Floriano Peixoto, Coronel Niederauer e Alberto Pasqualini, Bairro Centro.
- Colégio Coração de Maria: Fiscalização nas ruas Benjamin Constant e Bento Gonçalves, Bairro Dores.
- Complexo Hospitalar: Retorno entre as ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio.
Cronograma
Para garantir a transparência da ação e o cumprimento da legislação de trânsito, que exige que vias fiscalizadas por câmeras estejam devidamente sinalizadas, a prefeitura informou que a instalação das placas indicativas nos locais começará a partir desta sexta-feira (26).
Antes da aplicação de multas por meio das câmeras, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública deve realizar um período de adaptação focado na conscientização. O cronograma prevê abordagens educativas e blitze de orientação em frente às escolas ao longo das próximas semanas, com a intenção de criar uma cultura de respeito à sinalização entre os motoristas.
Para reforçar as ações, o Executivo está promovendo reuniões com as diretorias das escolas envolvidas e disponibilizará material informativo para que as instituições auxiliem na conscientização da comunidade escolar. Embora o projeto-piloto foque nesses quatro pontos iniciais, a meta da administração municipal é expandir gradativamente o videomonitoramento para outras áreas da cidade.