O Instituto Federal Farroupilha (IFFar), do campus São Vicente do Sul, vai realizar o curso gratuito de formação continuada para professores e gestores municipais, que tem como objetivo desenvolver saberes relacionados ao território que compõem o Geoparque Raízes de Pedra – são seis municípios que se organizam para produzir um dossiê com inventário geológico que deve ser enviado à Unesco para se candidatar a uma avaliação até 2023 – bem como seu entrelaçamento com o conceito de Cidade Educadora. Os dois temas fazem parte de projetos estruturantes desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão do IFFar. A abertura oficial ocorrerá em 10 de março.
A trajetória formativa proposta pelo curso é baseada na Agenda 2030 e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, defendidos pela Organização das Nações Unidas. Por isso, busca-se instrumentalizar os docentes e gestores das escolas dos municípios com conhecimentos e vivências que possam fomentar e desenvolver ações junto das comunidades educativas locais, como a promoção e a geoconservação do patrimônio natural e cultural da região. Sempre com ênfase na geodiversidade, em conjunto com a sustentabilidade das comunidades locais.
Ações educativas
Desde o início de 2021, o IFFar tem realizado reuniões de sensibilização com prefeitos, vereadores e secretários, para sistematizar ações no âmbito do Projeto Geoparque Raízes de Pedra e do Programa Institucional Cidades Educadoras. No território de abrangência do IFFar, sete municípios estão engajados em ambas as propostas, são eles: Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, Santa Maria, São Francisco de Assis, São Pedro do Sul e São Vicente do Sul.
O curso é gratuito, com carga horária de 40 horas, híbrido, destinado aos professores e gestores municipais. A abertura oficial do Curso será no dia 10 de março, no IFFar – Campus São Vicente do Sul e terá a presença da Reitora do IFFar, professora Nídia Heringer. As inscrições para o Curso estão abertas até 7 de março, por meio do link.
Reunião São Pedro do Sul
Foto: Prefeitura municipal São Pedro do Sul
Na manhã desta sexta-feira (03), a prefeita de São Pedro do Sul, Ziania Bolzan e o vice-prefeito, Vernei Delcul participam de uma reunião do Geoparque Raízes de Pedra, juntamente com os prefeitos das cidades de Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis e São Vicente do Sul. O encontro ocorre na Associação Comercial e Industrial (ACI) e conta também com a participação de representantes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e das coordenadoras do projeto Geoparque de cada município.
De acordo com a diretora do Departamento de Cultura e coordenadora do projeto Geoparque em São Pedro do Sul, Mariana Binato de Souza, a reunião tem como objetivo tratar sobre as ações do Geoparque Raízes de Pedra para o ano de 2023. Logo após o encontro do Geoparque, será realizada na ACI a reunião do Consórcio Caminho das Origens, que abrange 13 municípios, entre eles São Pedro do Sul. Participam os secretários de Turismo e prefeitos das cidades integrantes. Na ocasião será tratado sobre projeto desenvolvido em parceria com o SEBRAE e Sicredi e sobre o Plano Integrado de Turismo. Em pauta também estarão ações para o marketing, redes sociais, site e o Festuris.
Agende-se
O quê – Curso de formação continuada para professores e gestores municipais
Quando – inscrições até 7 de março e início 10 de março
Onde – Aula Inaugural Presencial (4h), no campus IFFar São Vicente
Quanto – Gratuito * Com informações do IFFar de São Vicente do Sul e da prefeitura de municipal de São Pedro do Sul