Saúde

Hospital de Restinga Seca não internará mais pacientes pelo SUS

Maurício Araujo

A partir desta terça-feira, o Hospital de Caridade São Francisco, de Restinga Seca, não internará mais pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão da diretoria ocorreu em função dos atrasos nos repasses de verba do Estado e da União. Os valores referentes a outubro e novembro ainda não foram pagos, afirma a direção. Além disso, o convênio com o SUS venceu no dia 10 de dezembro e, desde então, não foi renovado. A administração do hospital salienta que os serviços de urgência e emergência, prestados no pronto-atendimento, serão mantidos pelo SUS.

Conforme o administrador, Márcio Nicoloso, a verba é indispensável para manutenção do São Francisco, e a instituição não pode se comprometer com o risco de internar pacientes e não ter recursos para medicamentos e outros atendimentos.

— Temos 50 leitos e pelo menos 60% deles são ocupados por pacientes do SUS — explica Nicoloso.

A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde afirma que não recebeu nenhuma informação oficial de Restinga Seca sobre a situação do hospital.

— Vamos aguardar. Na próxima quarta-feira, teremos um encontro com os secretários municipais e veremos qual a situação — explica o coordenador-adjunto, Moacir da Rosa Alves.

O vice-prefeito de Restinga Seca, Derli Edio Paul, explica que o Executivo foi informado da decisão na última sexta-feira. Ele afirma que vai aguardar o posicionamento do secretário municipal de saúde e do prefeito, que estão em Brasília, para decidirem os próximos passos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pista multiuso da UFSM está em fase de conclusão

Próximo

UFSM suspende as aulas em Frederico Westphalen devido a desabastecimento

Geral