O Hospital Casa de Saúde, em Santa Maria, que é administrado pela Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas), manifestou-se sobre o relato da jovem Bruna Fani Duarte, 23 anos, sobre o seu parto na instituição. No post, que repercutiu amplamente nas redes sociais, a jovem conta como foi o atendimento no hospital e relaciona a morte do filho Vicente, aos 45 dias de vida, com o descaso de profissionais da instituição.
Relato de jovem sobre parto na Casa de Saúde de Santa Maria repercute nas redes sociais
Vicente nasceu de parto normal. Segundo o relato da mãe, publicado na rede social, o bebê sofreu de anóxia e teve uma convulsão, após não ter sido encaminhado para um leito de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) neonatal. Após a convulsão, Vicente foi levado para um leito no Husm, onde acabou morrendo ao completar 45 dias de vida.
Casa de Saúde ganha novos 15 leitos
Em nota enviada em resposta a perguntas enviadas pelo Diário, a assessoria de imprensa da Casa de Saúde informa que uma equipe médica acompanhou a paciente durante todo o procedimento do parto, e que todos os protocolos do parto normal foram seguidos. Além disso, informa que a instituição trabalhou na busca por um leito de UTI assim que a demanda foi identificada. Por fim, são negadas as afirmações de que profissionais tenham sido mal educados ou debochados com a paciente. (veja a nota na íntegra abaixo)
Alunos da medicina da UFSM protestam contra problemas recorrentes no Husm