Foi preso na manhã desta quinta-feira (16), no Bairro Bonfim, em Santa Maria, um homem de 60 anos acusado da tentativa de feminicídio praticado contra a ex-companheira no Centro Desportivo Municipal (CDM), o Farrezão, no dia 7 deste mês.
O caso foi flagrado no dia pelas câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e mostram a vítima, de 55 anos, sendo perseguida e em seguida entrando no local e pedindo ajuda. Após o fato, o suspeito, que estava com uma faca, fugiu do local.
A prisão ocorreu através de agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). A ação foi coordenada pela titular da Deam, delegada Elizabete Kaoru Shimomura. Após os procedimentos legais, o homem foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria, onde responderá pelo crime de tentativa de feminicídio.
Entenda o caso
A câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), flagraram uma tentativa de feminicídio no início da tarde do dia 7 de março, no Centro Desportivo Municipal Farrezão, a Rua Appel Bairro Fátima. O crime foi evitado pela ação rápida de pessoas que estavam no local e de um agente da Guarda Municipal que estava de serviço. O homem, de 60 anos, fugiu do local, mas já foi identificado e vai responder pelo crime. A vítima, ex-companheira dele, de 55 anos, não ficou ferida.
O vídeo mostra o momento em que a mulher aparece correndo e entra no ginásio principal pedindo socorro. O agressor entra no ginásio logo em seguida, pega a mulher pelo braço, coloca uma faca no pescoço dela e ameaça a vítima e quem chega perto dele. Pessoas que estavam lá pedem ajuda para um agente da guarda que aparece logo em seguida.
Além do guarda, da vítima e do agressor, outros três homens e uma mulher aparecem no vídeo. Uma testemunha consegue puxar a vítima e retira lá do agressor, quando o guarda da um golpe com o cassetete em direção ao homem, que sai caminhando e foge do local.
A mulher foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao Pronto Atendimento (PA) do Patronato devido ao estado psicológico. A Brigada Militar (BM) foi chamada ao PA e fez o registro da ocorrência. O caso é investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) da Polícia Civil.
Conforme a polícia, o crime foi motivado devido ao homem não aceitar o término do relacionamento. Esta foi a primeira tentativa de feminicídio do ano em Santa Maria.
Câmeras do Ciosp mostram tentativa de feminicídio no Centro Desportivo Municipal Farrezão