Um homem de 51 anos foi preso na manhã de quinta-feira (26) no Bairro Neópolis em Gravataí durante a operação “Telha Quebrada” desencadeada pela Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa e Combate à Intolerância (DPICOI) de Santa Maria.
Segundo a investigação o suspeito preso participava de uma organização criminosa que aplicava golpes em idosos, sendo constatadas quatro vítimas em Santa Maria entre os meses de maio e outubro de 2022.
Os suspeitos agiam em grupos e usando roupas com características de trabalhadores da construção civil abordavam as vítimas alegando que estavam trabalhando nas proximidades e teriam visualizado avarias nos telhados das residências.
Após ganharem a confiança dos idosos, um dos integrantes subia no telhado simulando que fazia o reparo, enquanto os demais distraíam as vítimas e efetuavam furtos nas residências, além de cobrarem valores exorbitantes pelo serviço que na verdade não era executado.
Em alguns casos, as vítimas com medo chegaram a se deslocar até uma agência bancária na companhia dos criminosos para sacarem dinheiro para pagar o grupo, o que poderá ser configurado como crime de extorsão.
A operação que cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e três de prisões foi realizada nas cidades de Gravataí e Cachoeirinha sob o comando da delegada Débora Aparecida Dias, titular da DPICOI de Santa Maria e contou com agentes da 4ª DP e DEAM além de policiais de Gravataí, Cachoeirinha e Viamão.