Homem é preso em Gravataí suspeito de aplicar golpes em idosos de Santa Maria

Rafael Menezes

Homem é preso em Gravataí suspeito de aplicar golpes em idosos de Santa Maria
Criminosos usavam roupas de operários e veículos com ferramentas para enganar as vítimas e entrarem nas residências – Foto: Polícia Civil

Um homem de 51 anos foi preso na manhã de quinta-feira (26) no Bairro Neópolis em Gravataí durante a operação “Telha Quebrada” desencadeada pela Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa e Combate à Intolerância (DPICOI) de Santa Maria.

Segundo a investigação o suspeito preso participava de uma organização criminosa que aplicava golpes em idosos, sendo constatadas quatro vítimas em Santa Maria entre os meses de maio e outubro de 2022.

Os suspeitos agiam em grupos e usando roupas com características de trabalhadores da construção civil abordavam as vítimas alegando que estavam trabalhando nas proximidades e teriam visualizado avarias nos telhados das residências.

Após ganharem a confiança dos idosos, um dos integrantes subia no telhado simulando que fazia o reparo, enquanto os demais distraíam as vítimas e efetuavam furtos nas residências, além de cobrarem valores exorbitantes pelo serviço que na verdade não era executado.

Em alguns casos, as vítimas com medo chegaram a se deslocar até uma agência bancária na companhia dos criminosos para sacarem dinheiro para pagar o grupo, o que poderá ser configurado como crime de extorsão.

A operação que cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e três de prisões foi realizada nas cidades de Gravataí e Cachoeirinha sob o comando da delegada Débora Aparecida Dias, titular da DPICOI de Santa Maria e contou com agentes da 4ª DP e DEAM além de policiais de Gravataí, Cachoeirinha e Viamão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM estuda tornar 27 de janeiro dia não letivo nos próximos calendários acadêmicos, em memória da tragédia da boate Kiss Anterior

UFSM estuda tornar 27 de janeiro dia não letivo nos próximos calendários acadêmicos, em memória da tragédia da boate Kiss

Prefeitura lança licitação para reforma da Biblioteca Municipal com investimento de cerca R$ 550 mil Próximo

Prefeitura lança licitação para reforma da Biblioteca Municipal com investimento de cerca R$ 550 mil

Geral