Hemocentros precisam de doação de sangue e mais 5 notícias para você ficar sabendo nesta terça

Redação do Diário

Hemocentros precisam de doação de sangue e mais 5 notícias para você ficar sabendo nesta terça

Veja as principais notícias para começar a terça-feira bem-informado:

Hemocentros do Estado convocam doadores de sangue para reforçar estoques antes do período de carnaval

Com a proximidade do Carnaval, os hemocentros do Estado tem se mobilizado para reforçar os estoques de sangue. Conforme dados do Ministério da Saúde, há uma tendência de queda de até 20% no número de doações de sangue neste período, o que torna-se um risco se considerarmos também a possibilidade de aumento da demanda nos serviços de urgência e emergência.

Jovem pede socorro em bar após ser esfaqueado na mão e no rosto no Parque Itaimbé

Crime ocorreu no Parque Itaimbé (foto), próximo da rua Henrique Dias. Vítima sofreu ferimentos graves e foi levada ao Husm, onde passou por cirurgia. Foto: Eduardo Ramos

Um jovem de 26 anos foi vítima de tentativa de homicídio no centro de Santa Maria na noite de domingo (12). Ele foi ferido com diversos golpes de faca em uma briga e pediu socorro em um bar nas proximidades do Parque Itaimbé, também no centro. Seu estado é estável. A Brigada Militar foi acionada por volta das 20h50min para atender uma ocorrência de briga generalizada no Parque Itaimbé, nas proximidades da Rua Henrique Dias.

A vida de quem enfrenta o calor de 39°C em Santa Maria sem as mínimas condições

Erenita e família contam apenas com uma mangueira de água para fazer limpeza e higiene pessoal. Foto: Nathália Schneider (Diário)

Assim como as baixas temperaturas do inverno castigam e deixam muitas pessoas desprotegidas, o calor beirando os 40ºC também dificulta a rotina e intensifica problemas enfrentados, por exemplo, na Vila Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. Longe do centro de Santa Maria, alguns cuidados indicados pelos órgãos de saúde, tais como fazer refeições leves e ficar em lugares arejados, deixam de fazer sentido, já que muitas pessoas não têm condições mínimas de saneamento básico nem recursos para amenizar as altas temperaturas.

Pela 1ª vez desde o início da pandemia, Brasil não registra morte por covid-19 em 24 horas

Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgados no início da noite de domingo (12), mostram que pela primeira vez, em 24 horas, o Brasil não registra mortes causadas pela covid-19. Segundo o Conass, no período de 24 horas foram registrados 298 novos casos de covid-19. A média móvel dos últimos 7 dias foi de 45 óbitos e 9.126 novos casos diários da doença. Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram registrados 36.932.830 casos da doença, com 697.674 óbitos. As taxas de incidência e de mortalidade, referentes a casa 100 mil habitantes, são de 17.575 casos de covid-19 e 332 óbitos.

Inscrições para o Sisu 2023 começam na quinta-feira

Começam na quinta-feira (16) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas nas instituições públicas de ensino superior. Para se inscrever, os estudantes interessados devem acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação até o dia 24 de fevereiro. Todos os processos seletivos têm por base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Ministério da Educação, “os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies”.

Lembra dela? Piratinha cresceu e voltou à Arena do Grêmio

Piratinha em 2013 quando lutava contra a leucemia e neste domingo (12), na Arena do Grêmio. Fotos: Redes Sociais (Reprodução)

Você deve se lembrar da pequena Gabrieli Medeiros que viralizou em 2013 e ficou conhecida como Piratinha. Ela, que agora já tem 13 anos, travava na época uma luta contra a leucemia. O apelido surgiu da paixão dela pelo desde que teve uma foto sua postada em redes sociais tapando o olho com uma mão e erguendo o braço da outra, aludindo à comemoração do atacante Hernán Barcos, do Grêmio. Agora, 10 anos depois, Piratinha retornou à Arena e conheceu vários jogadores e até o técnico Renato Gaúcho.

Leia as últimas notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter-SM conhece adversários e data de estreia na Divisão de Acesso nesta terça Anterior

Inter-SM conhece adversários e data de estreia na Divisão de Acesso nesta terça

Lembra dela? Piratinha cresceu e voltou à Arena do Grêmio Próximo

Lembra dela? Piratinha cresceu e voltou à Arena do Grêmio

Geral