Fundado em 1991, o Esporte Clube Ituano, do bairro Noal, sobrevive de doações e ajuda de parceiros e padrinhos para manter o projeto social na ativa. A escolinha de futebol atende, hoje, 75 crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, das vilas Renascença, Oliveira, Natal e Lídia.
Desde os 12 anos, seu João Pedro tira das pedras o sustento para viver
Comandante da gurizada, José Divonei Silva, 52 anos, atua com as categorias sub-12, sub-13 e sub-15. O presidente do clube já foi jogador profissional e atuou no Anapolina e nas categorias de base do Inter-SM.
Há 53 anos, congregação metodista realiza trabalho social no bairro Noal
– Joguei na época do Índio, do Serginho, do Morone. O técnico era o Savian, e o massagista era o Militão (já falecido). Depois, eu fraturei a perna e pendurei as chuteiras. Aí, quando parei, me dediquei por inteiro ao projeto – conta Divonei.
Jiu-jitsu na escola transforma realidade de crianças carentes em Santa Maria
Sabendo do sonho do marido de treinar os mais novos, Leda Fagundes de Paula (foto) contou com a ajuda do irmão de Divonei, Jeferson Josemar Silva, e fundaram o time. A ideia era, além de ocupar o tempo da criançada com uma atividade física, poder ajudar a comunidade mais carente.
Mas a força para articular o meio de campo vem da filha de Divonei e Leda, que sofria de paralisia cerebral e morreu há 10 anos. Antes de partir, Kely deixou uma lição aos pais.
– Ela não falava e não caminhava. Mas foi através dela que começamos a ajudar as crianças. Eu trabalhava em uma empresa de recolhimento de lixo e recebia muita ajuda dos colegas, como doação de roupas, calçados e brinquedos para ela. Como era muita coisa, a gente resolveu doar para as crianças carentes ali do Arroio Cadena. É ela que segue nos dando força – comenta Divonei.
E foi a partir desse gesto de solidariedade que nasceu o Natal Comunitário do bairro Noal, que há 16 anos distribui cestas básicas a famílias de baixa renda cadastradas e kits de alimentos e brinquedos doados por padrinhos para cerca de 600 crianças da comunidade.
– O dia mais feliz da minha vida é o dia 24 de dezembro, véspera de Natal – conta o presidente do time.
Bons frutos
O fardamento oficial do Ituano é doado anualmente por um posto de combustíveis parceiro. As bolas, redes e demais materiais esportivos são comprados com a ajuda de amigos e empresários da cidade. Os treinos são realizados aos sábados, no campo do Dois de Novembro, e às terças-feiras, no campinho do Sesi. Para participar, a criança precisa ter bom comportamento e notas boas no colégio.
Donizete, filho de Divonei, é um dos prodígios do time. Aos 17 anos, ele já jogou no Novo Horizonte, aqui de Santa Maria, atuou dois anos nas categorias de base do Internacional, de Porto Alegre, foi para o Brasil, de Pelotas, e está prestes a assinar contrato com o Juventude, de Caxias do Sul.
Nas prateleiras da sede do clube, uma dezena de medalhas"