Santa Maria

Grupo promove caminhada em solidariedade ao cachorrinho que foi queimado vivo

"


Bud, o cachorrinho que foi queimado vivo em Santa Maria, já ensaia uns passos e fica de pé, apesar de seu quadro clínico ainda ser grave. Mas o cachorrinho que tem lutado pela vida nos últimos dias em Santa Maria já mostra sinais de recuperação. De acordo com o último boletim médico divulgado pelo Hospital Veterinário Universitário da UFSM, onde está internado, seu estado de saúde é estável. Ele tem se alimentado com ração terapêutica para animais debilitados, ovos cozidos e requeijão.

Depois de passar por um procedimento cirúrgico para o desbridamento das feridas para remoção de tecido necrótico (método em que o médico veterinário retira o tecido morto da ferida para acelerar o processo de cicatrização e evitar infecções), Bud agora está recebendo a aplicação de curativos de hidrofibra (Aquacel) nas lesões.  O curativo ajuda a manter a ferida úmida o suficiente e a controlar as bactérias.

Ocorre que por dia, Bud utiliza 15 folhas de Aquacel por curativo, e cada folha custa em média R$ 59. Quem quiser ajudar pode fazer doações do curativo na clínica Beleza Animal (Avenida Presidente Vargas, 715) ou ligar para o telefone 3223-8004 para saber como proceder.

"Ele era nosso guarda", diz dono do cachorro que foi queimado vivo em Santa Maria

Após o que aconteceu com o canino, que teve pelo menos 40% do corpo queimado depois que alguém jogou gasolina em seu pelo e colocou fogo, centenas de pessoas se sensibilizaram com a causa e procuraram maneiras de ajudar o cachorrinho. Para centralizar esforços, pensamentos positivos e atualizações sobre o caso, foi criada a página "Amigos do Bud - Santa Maria" no Facebook, que já conta com quase 6,4 mil curtidas.

O professor e coordenador do projeto Legião do Bem, Hernán Mostajo, foi quem criou a comunidade na rede social. Segundo ele, a agressão ao animal serviu como uma reflexão.

_ Isso que aconteceu ao Bud não pode se repetir nunca mais. E a única forma de mostrar a nossa indignação e pedir para que essa crueldade não se repita é o clamor público a partir de uma grande mobilização. O Bud se tornou um símbolo dessa campanha, mas a solidariedade é de todos e para todos os animais _ comenta Mostajo.

Polícia já identificou suspeito de ter colocado fogo em cachorro

Para isso, o pessoal anda se organizando na internet para uma caminhada contra os maus-tratos aos animais em Santa Maria. O evento criado no Facebook já conta com 1,4 mil pessoas confirmadas e promete chamar a atenção na cidade. Marcado para ocorrer no dia 12 de setembro, com saída marcada para as 16h, na Praça dos Bombeiros, os organizadores convidam os participantes a vestirem branco e levarem seus animais de estimação.

_ É um grande sinal de alerta a criaturas que não podem pedir socorro e vivem um verdadeiro silêncio dos inocentes. A mobilização é para despertar a consciência para que nenhum ato de violência se repita em nossa cidade. É um apelo também para chamar a atenção do que acontece com nossos"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trânsito de Santa Maria será modificado para Desfile da Pátria

Próximo

Crianças escapam de incêndio em apartamento em Santa Maria

Geral