Grupo Diário sedia encontro de diretores de veículos de comunicação do interior do Estado para debater atuação após a tragédia climática

Grupo Diário sedia encontro de diretores de veículos de comunicação do interior do Estado para debater atuação após a tragédia climática

Foto: Beto Albert (Diário)

A sede do Grupo Diário recebeu, nesta sexta-feira (12), um encontro dos dirigentes de jornais do interior do Rio Grande do Sul. Diretores e proprietários de veículos de comunicação compartilharam experiências e iniciativas adotadas para ajudar suas regiões na retomada após a tragédia climática que abateu o Estado.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Na oportunidade, os executivos também trocaram informações sobre alternativas de negócios que possam inspirar os demais veículos na tentativa de contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades. 

Para o presidente da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS) e diretor da Folha do Mate, de Venâncio Aires, Ricardo Silberschlag, momentos de discussão como esse ajudam a traçar estratégias para o crescimento dos negócios de mídia no Estado.

– O papel do jornalismo nesse momento se tornou ainda mais relevante. É o momento de unir forças na comunicação para podermos trazer uma transformação à comunidade e retornar o mais próximo do que era antes – destaca

Durante a catástrofe climática, os veículos do interior também somaram esforços junto às comunidades e gestores públicos para o enfrentamento das consequências causadas pelas enchentes. Em muitos casos, os meios locais foram os principais canais de comunicação com a população afetada.

Expansão do jornalismo local

No dia em que completou 22 anos de atuação no Vale do Taquari, o Grupo A Hora anunciou a expansão para Pelotas e toda a região Sul do Estado. Desde 6 de julho, o veículo passou a circular o jornal diário A Hora do Sul, além de atuar no espaço digital com portal de notícias e redes sociais. 

A oportunidade surgiu após o fechamento do jornal diário mais antigo da cidade, o Diário Popular, com 134 anos de atuação, que abriu uma lacuna na comunicação local e despertou o investimento do Grupo. Em entrevista a Rádio CDN, na manhã desta sexta-feira, o executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, destacou a importância de uma imprensa forte e independente para o desenvolvimento de uma região. 

– Uma imprensa atuante faz uma região mais forte. Se o veículo de comunicação não influi o poder, não influi os problemas, não está presente nos anseios da comunidade, ele não tem razão de existir. O jornalismo profissional, comunitário, feito com responsabilidade e apuração, tem horizonte promissor – afirmou. 

Como caminho para a superação dos desafios impostos aos veículos de comunicação atualmente, Weiss reforça a necessidade de criar uma aliança com a audiência, de modo que se produza conteúdos relevantes e que façam a diferença na vida das pessoas.

Tradição da mídia impressa

Mesmo em tempos de ampliação dos canais de informação, facilitada pelo acesso à internet e redes sociais, a mídia impressa ainda exerce papel fundamental quando se trata de proximidade relevância para comunidades locais. 

Pelo terceiro ano consecutivo, a credibilidade conquistada ao longo de 95 anos pelo Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, resultou em aumento real no número de exemplares impressos vendidos. Em dezembro de 2023, houve 1% a mais de vendas em relação ao mesmo período de 2022, média de acréscimo que se mantém desde 2021. 

– Acredito que o jornal impresso é um grande alavancador de todo o resto dos meios de comunicação. Se você tem um rádio, é possível fazer com que essa emissora seja alavancada pelo meio impresso. Porque o jornal traz credibilidade, diferente de um blog em que qualquer pessoa pode usar o espaço digital e dar sua opinião. O jornal permite que a gente tenha capacidade de análise, pesquisa e transmita ao leitor aquilo que verdadeiramente existe e aconteceu – afirma o diretor-geral do veículo, Eládio Dios Vieira da Cunha. 

Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obra no Memorial da Kiss inicia com retirada de materiais da boate; remoção completa da estrutura está prevista para 20 de julho Anterior

Obra no Memorial da Kiss inicia com retirada de materiais da boate; remoção completa da estrutura está prevista para 20 de julho

Lançamento do projeto Tecendo Novos Saberes da UFSM conta com presença do ministro do Trabalho e Emprego Próximo

Lançamento do projeto Tecendo Novos Saberes da UFSM conta com presença do ministro do Trabalho e Emprego

Geral