Obra no Memorial da Kiss inicia com retirada de materiais da boate; remoção completa da estrutura está prevista para 20 de julho

Fotos: Beto Albert

Após a retirada do letreiro da boate Kiss e das portas de entrada, em ato simbólico na Rua dos Andradas, a obra do Memorial teve continuidade. Desde o final da manhã da quarta-feira (10), a equipe de obras trabalha para catalogar os objetos do acervo e retirar materiais internos da boate. A previsão é que a remoção completa da estrutura seja realizada no dia 20 de julho.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Ao todo, cerca de 15 profissionais da INFA, empresa responsável pela construção, trabalham na obra que ocorre de segunda a sexta, em horário comercial. O primeiro passo, realizado durante o ato simbólico, foi a retirada dos objetos do acervo como o letreiro da boate Kiss e a porta de entrada. Ainda na quarta-feira, outros itens foram catalogados e armazenados antes do início da remoção da estrutura.

– Iniciamos o trabalho no dia de ontem (quarta-feira) com a catalogação e retirada de itens que foram elencados pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) que depois vão compor o acervo do Memorial. Eles foram armazenados sob guarda da empresa executora do projeto e após a conclusão, vão retornar para o espaço – afirma Jeferson Nunes, superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e gestor do contrato da obra do Memorial.

Ainda durante o ato simbólico realizada na quarta-feira (10) foi retirado o letreiro e a porta de entrada da Kiss

Com os itens armazenados e catalogados, foi iniciada a etapa de classificação e retirada de materiais da boate como gesso, madeira, alumínio e espuma. Conforme o proprietário da INFA e engenheiro responsável pela obra, Paulo Kull, essa fase inicial dará o descarte adequado aos materiais e abrirá espaço para a entrada do maquinário, que fará a remoção completa das paredes e do prédio da boate:

– A retirada de cada material vai nos possibilitar que, após a remoção dele, a parte interna do prédio fique livre. Assim, vamos conseguir abrir uma passagem frontal para conseguir o acesso de máquinas e caminhões.

Com a remoção do prédio finalizado, será iniciada a construção das estruturas que compõem o memorial. A entrega está prevista para acontecer em oito meses, ou seja, março de 2025. O projeto de 383,65 metros quadrados será feito em um único pavimento, para facilitar a acessibilidade e a manutenção. Os recursos para a obra são do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), fundo presidido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) que destinará ao Memorial os valores provenientes de multas e acordos judiciais por danos causados à coletividade.


Cronograma 

  • Julho: As primeiras etapas da obra incluem a retirada e categorização dos objetos do acervo e a classificação dos materiais da boate como madeira, alumínio, gesso e espuma. Após, com previsão para 20 de julho, haverá a remoção completa da estrutura da boate.
  • De Julho a Março de 2025: Construção Civil. Nessa etapa, serão realizadas ações como a estrutura frontal, composta por tijolos à vista, colocação do piso granito e a composição em vidro de partes do Memorial previstas no projeto. Além disso, será feito o madeiramento que vai sustentar a cobertura com madeiras comprimidas e sustentadas por 242 pilares.
  • Outubro a Fevereiro de 2025: Instalação de ar condicionado no Memorial.
  • De Novembro a Fevereiro de 2025: Em paralelo com a finalização da construção civil, será iniciada a etapa de paisagismo. Conforme Paulo Kull, engenheiro responsável, essa fase também inclui a procura por espécies nativas da região, que estão previstas em projeto. Para isso, serão feitas parcerias com universidades de Santa Maria.
  • Março de 2025: Limpeza da Obra e entrega do Memorial.


Leia também: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Foco na reconstrução, diversidade de produtos e abraços: confira como foi o primeiro dia de Feicoop Anterior

Foco na reconstrução, diversidade de produtos e abraços: confira como foi o primeiro dia de Feicoop

Grupo Diário sedia encontro de diretores de veículos de comunicação do interior do Estado para debater atuação após a tragédia climática Próximo

Grupo Diário sedia encontro de diretores de veículos de comunicação do interior do Estado para debater atuação após a tragédia climática

Geral