Pandemia

Governo do Estado vai liberar uso de máscaras em ambientes ao ar livre

Arianne Lima e Felipe Backes

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (arquivo/Diário)

A decisão pela flexibilização do uso de máscaras no Rio Grande do Sul pode ser tomada pelo Gabinete de Crise do governo do Estado nesta terça-feira. Segundo a assessoria de comunicação do Gabinete do Governo, uma reunião ocorre desde às 14h. Após o encontro, o Estado deve emitir uma nova nota. 

ESTUDOS

Na sexta-feira, governo do Estado emitiu a seguinte posicionamento:

"Em relação ao uso de máscaras em ambientes ao ar livre, o governo do Estado reitera que encaminhou um pedido de estudo a técnicos do governo e ao Comitê Científico no sentido de transformar de obrigação em recomendação o protocolo para este item no Rio Grande do Sul. O Gabinete de Crise projeta para os próximos dias a conclusão do estudo e a implementação de eventuais mudanças, de acordo com os atuais parâmetros de observação de pandemia no nosso território"

O Comitê Cientifico do Estado, composto por especialistas e pesquisadores da área da saúde, se reuniu na tarde de segunda-feira de forma online. Até o momento, não há confirmações se o motivo do encontro foi a conclusão do estudo solicitado ao grupo. A nota publicada na sexta-feira segue válida até a próxima reunião do Gabinete de crise, que ocorre nesta terça-feira. 

Apesar dos diversos posicionamentos a favor da liberação da obrigatoriedade do uso de máscaras, a última decisão é do Gabinete de Crise do governo do Estado.  Atualmente, no Rio Grande do Sul, a situação da Covid-19 nos municípios é monitorada no âmbito do Sistema 3As, que emite Aviso, Alerta e Ação para regiões com maiores índices de contaminação, internações e morte em decorrência da doença. E o sistema ainda trabalha com a obrigatoriedade do equipamento individual.

'Normas só podem ser mais rigorosas do que a União, nunca mais brandas', diz promotor

REGIÃO CENTRAL

Nesta terça-feira, o Comitê Técnico Regional da Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro) apoiou a flexibilização do uso de máscaras. A decisão foi tomada em uma reunião online, que ocorreu na manhã. O posicionamento da entidade foi encaminhado ao Gabinete de Crise do governo do Estado. Como a AM Centro não vê possibilidade legal da liberação do uso de máscara via decreto, a Associação recomenda aos municípios da região que aguardem por uma definição do governo estadual. 

No sábado, Agudo se tornou um dos primeiros da região AM Centro a retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras, tanto em locais abertos quanto fechados. Na tarde de segunda-feira, poucas pessoas eram vistas usavam o equipamento pelas ruas do município. No mesmo dia, Tupanciretã oficializou a aderência a liberação.   

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), afirmou pelas redes sociais que acompanha o posicionamento da entidade regional e também é favorável à flexibilização do uso de máscara.

- Analisando todos esses critérios de forma técnica e levando em consideração análises científicas, informamos à população que nos manifestamos favoráveis à flexibilização da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e para crianças com menos de 7 anos em ambientes fechados - destaca Pozzobom, em uma publicação nas redes sociais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cinco bombas de combustíveis em postos de Santa Maria são lacradas por irregularidades

População de Agudo abandona a máscara após desobrigação do uso Próximo

População de Agudo abandona a máscara após desobrigação do uso

Geral