imposto

Governo do Estado divulga calendário de pagamento do IPVA 2020

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

A partir de 17 de dezembro, o pagamento do IPVA 2020 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) estará disponível. Os contribuintes que optarem pela quitação antecipada poderão aproveitar os descontos de até 24,92% sobre o valor do imposto. Nos casos em que o veículo estiver em nome de empresas (pessoa jurídica), o desconto máximo para a quitação será de 6,14%.

O pagamento antecipado pode ser feito até dia 30 de dezembro. Até o final deste mês, o motorista terá redução de 3% no total do tributo e poderá se valer ainda do valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF-RS) nos patamares de 2019. Na virada do ano, há atualização do valor, estimada em 3,35%.

Trânsito na Rua Astrogildo de Azevedo volta a ser bloqueado

Quem não fizer a quitação antecipada também terá descontos no parcelamento do imposto. Para isso, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro. A segunda, até 28 de fevereiro e a terceira, até 31 de março. Os descontos por parcela são de 3%, 2% e 1%, respectivamente. Quem pagar sem antecipação e de acordo com a data de vencimento pela placa do veículo não terá descontos.

Para o calendário do próximo ano, o IPVA terá redução média de 2,4% para os mais de 3,7 milhões de veículos que pagam o tributo. A expectativa da Secretaria da Fazenda é arrecadar R$ 3,1 bilhões com o IPVA 2020. O valor deve ser repartido automaticamente entre Estado e município de licenciamento do veículo em 50%. Pelas estimativas da Receita Estadual, o período de pagamento antecipado deve representar arrecadação bruta de cerca de R$ 850 milhões.

Transexual é morta a facadas em Santa Maria

BOM MOTORISTA

  • Desconto de 15% para condutores que não receberam multas nos últimos três anos
  • Desconto de 10% para quem não foi multado há dois anos
  • Desconto de 5% para quem ficou um ano sem infrações 

BOM CIDADÃO
Para proprietários de veículos inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha

  • 5% para os que acumularam no mínimo 150 notas fiscais com CPF
  • 3% para os que tiveram entre 100 e 149 notas
  • 1% para quem acumulou entre 51 e 99 notas.

Ambos os descontos podem ser acumulados e são válidos apenas para pagamentos de IPVA antecipados ou em dia, ou seja, conforme o calendário de vencimento por placas.

VÍDEO: licitação para revitalizar a Gare da Estação ficará para 2020

BASE DE CÁLCULO E ALÍQUOTAS
A frota total de veículos no Rio Grande do Sul é de 6,9 milhões. Desses, 54% estão sujeitos à incidência do IPVA e 46% isentos (veículos com mais de 20 anos, valor inferior a 4 UPFs, veículo oficial, pessoa com deficiência, táxi, ônibus, transporte escolar e de instituições entre outros).

Para definir o valor do tributo, é utilizado como base de cálculo o preço médio de mercado. Para veículos novos, vale como referência o preço da nota fiscal. 

As alíquotas do IPVA 2020 não tiveram alterações, sendo de 3% para automóveis de passeio e camionetes, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus, automóveis e camionetes para locação.

Projeto que autoriza prefeitura a trocar prédio na Rio Branco deve avançar no Legislativo

CALENDÁRIO VAI ATÉ ABRIL
Os contribuintes que optarem por não pagar o IPVA 2020 antecipadamente, terão o calendário limite para pagamento no mês de abril, conforme o final da placa dos veículos, com a seguinte ordem: data-filename="retriever" style="width: 100%;">


No começo de novembro, o governo do Estado antecipou o calendário de pagamento do IPVA 2020. Entretanto, antes mesmo de a mudança ser publicada no Diário Oficial da União, houve recuo na decisão.

ATRASO DE PAGAMENTO E PENALIDADES
O contribuinte que não pagar o tributo em dia, além de perder os descontos, terá multa de 0,334% ao dia sobre o valor do imposto não pago, até o limite de 20%. Depois de 60 dias em atraso, o débito terá acréscimo de 5% e será inscrito em dívida ativa, com o contribuinte correndo o risco de ter seu nome lançado em serviços de proteção ao crédito, sofrer protesto no cartório da sua cidade e processo de cobrança judicial.  Além disso, em casos flagrados em blitze do imposto, os proprietários em situação irregular poderão arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do Detran.

*Com informações do Governo do Estado do RS

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

4 localidades de Santa Maria ficam sem água nesta quinta-feira Anterior

4 localidades de Santa Maria ficam sem água nesta quinta-feira

Próximo

Trânsito na Rua Astrogildo de Azevedo volta a ser bloqueado

Geral