Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade! da Rádio CDN, o secretário da pasta, João Chaves relatou que o CRAS atende cerca de 20 a 30 pessoas por dia. Agora, com os furtos, parte desse público precisa se deslocar até a sede da secretaria para receber o atendimento de alguns serviços.
— A comunidade não ficou sem atendimento, mas quando algum serviço exige o uso da internet ele é encaminhado para a sede da secretaria. Todos os trabalhos que envolvem o Cadastro Único e benefícios sociais tiveram que ser transferidos, então o morador da região precisa se deslocar até o Centro e os que não tem condições a gente fornece um vale-transporte — explica o secretário.
Conforme Chaves, os furtos ocorrem há mais de quatro meses e por isso a secretaria decidiu criar um projeto para reformular totalmente a instalação elétrica do local e reforçou os postes com concreto. A empresa vencedora da licitação deve terminar os serviços ainda nesta semana e em seguida os atendimentos do CRAS vão ser normalizados.
— Na primeira vez, tivemos um custo de R$ 3 mil para repor a fiação e enquanto estávamos trocando roubaram de novo, ainda estávamos terminando de pagar o primeiro furto e fomos roubados pela segunda vez. Os moradores da região nos relatam que os vândalos são muito audaciosos, eles chegam, cortam os fios do poste e vão embora — comenta Chaves.
Em relação ao monitoramento da região, o secretário esclarece que não é possível instalar câmeras na rua, pois não é possível passar a fiação necessária. Desse modo, o monitoramento é feito pela segurança do CRAS e pela Guarda Municipal.
Situação recorrente
Diariamente, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos registra uma série de ocorrências de danos ao patrimônio público, principalmente o furto de cabos de energia. De janeiro a setembro de 2022, cerca de R$ 108 mil já foram investidos pela Prefeitura para repor a fiação furtada no munícipio.
As situações de vandalismo são constantes, principalmente no entorno do Parque Itaimbé e na Praça Saldanha Marinho, no Centro, e na Praça dos Bombeiros, no Bairro do Rosário. Devido ao crescente número de ocorrências e para que ocorra o restabelecimento parcial do sistema de iluminação pública nesses locais, o Executivo Municipal realiza medidas mitigadoras e emergenciais para a aquisição de novos refletores e cabos de energia.
A Guarda Municipal realiza boletins de ocorrência e as situações estão sendo investigadas. Denúncias de vandalismo ou furto podem ser feitas na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, pelo telefone: (55) 3223.1616. Os casos também podem ser informados pelo telefone 153, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).