Fumaça preta: primeira votação do conclave termina sem escolha do novo papa

Fumaça preta: primeira votação do conclave termina sem escolha do novo papa

Foto: Vatican News (Reprodução)

A primeira votação para a definição de um novo papa terminou em fumaça preta. Isso significa que não há um nome escolhido neste momento. O conclave iniciou nesta quarta (7), no Vaticano, na Itália, para escolher o sucessor do Papa Francisco, que morreu aos 88 anos.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


De acordo com o Vatican News, mais de 45 mil fiéis aguardavam em frente a Capela Sistina por um sinal, que poderia sair a qualquer momento. Horas depois, já no início da noite no Vaticano (à tarde, no Brasil), a fumaça preta saiu pela chaminé, indicando que não houve uma escolha. Na quinta-feira (8), os cardeais eleitores se reunirão pela manhã no Palácio Apostólico para celebrar a Missa e as Laudes na Capela Paulina. Em seguida, eles se dirigirão para a Capela Sistina para recitar a Hora Média e depois seguirão para a votação.


Milhares de fiéis no aguardo por uma definição do conclaveFoto: Vatican News (Reprodução)


Ao todo, 133 cardeais com menos de 80 anos se reuniram sob o juramento de absoluto segredo. Após a missa Pro Eligendo Pontifice, os purpurados ingressaram em procissão na Capela Sistina entoando o hino Veni Creator Spiritus, pedindo inspiração divina para a escolha do novo pontífice. Em seguida, a capela foi lacrada, dando início à fase mais reservada do processo.


Etapas do Conclave

O conclave segue um rígido protocolo. A primeira votação poderá ocorrer ainda no primeiro dia, embora seja comum que as decisões se estendam por vários dias. Os cardeais votarão até quatro vezes por dia (duas pela manhã e duas à tarde), até que um candidato atinja os dois terços dos votos — ou seja, 89 votos.

Após cada sessão de votação, as cédulas são queimadas em uma estufa conectada à chaminé da Capela Sistina. A fumaça preta indica que não houve consenso; a fumaça branca anuncia a eleição de um novo papa. Quando isso ocorrer, o novo pontífice será anunciado ao mundo com as palavras “Habemus Papam”, seguido de sua primeira bênção apostólica.

Até a escolha do novo líder da Igreja, o mundo católico acompanha com expectativa os sinais vindos da chaminé.

Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“A Defesa Civil está preparada”, afirma secretário adjunto de Resiliência Climática e Relações Comunitárias sobre temporais em Santa Maria Anterior

“A Defesa Civil está preparada”, afirma secretário adjunto de Resiliência Climática e Relações Comunitárias sobre temporais em Santa Maria

Defesa Civil emite alerta de tempestade para Santa Maria; veja como pedir ajuda Próximo

Defesa Civil emite alerta de tempestade para Santa Maria; veja como pedir ajuda

Geral